O PRESENTE TRABALHO SE ORGANIZA A PARTIR DA PESQUISA DE MESTRADO, AINDA EM ANDAMENTO, INTITULADA “MULHERES QUE SE CONTAM: HISTÓRIAS DE VIDA E NARRATIVAS DE EDUCANDAS CHEFES DE FAMÍLIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”, QUE TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO AS QUESTÕES DE GÊNERO ATRAVESSAM O PERCURSO ESCOLAR DAS EDUCANDAS CHEFES DE FAMÍLIA DA EJA A PARTIR DO CONTEXTO SINGULAR DA NARRATIVA DE SUA HISTÓRIA DE VIDA, VISANDO ESTABELECER OS LUGARES REPRESENTADOS PELA ESCOLA NA VIVÊNCIA DESTAS MULHERES. AO LANÇAR MÃO DA HISTÓRIA DE VIDA E DA NARRATIVA COMO METODOLOGIAS DE PESQUISA, BUSCAMOS AFIRMAR CIENTÍFICA E POLITICAMENTE QUE AS MULHERES SÃO AGENTES QUE CONSTROEM SUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS, ESTABELECENDO ATOS DE ESCUTA E DE VOZ EM TORNO DO DIREITO DE DIZER SUA PALAVRA. BUSCAMOS ASSIM RECONHECER COM AS MULHERES CHEFES DE FAMÍLIA DA EJA SUAS SUBJETIVIDADES, DESEJOS, E EXPECTATIVAS, BUSCANDO COMPREENDÊ-LOS NO TECIDO SOCIAL, CULTURAL E HISTÓRICO QUE OS CONDICIONAM E AFETAM. A PESQUISA SE ORGANIZA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE HISTÓRIA DE VIDA, TENDO COMO PRINCIPAL REFERÊNCIA O PESQUISADOR INGLÊS IVOR GOODSON, A CONSTRUÇÃO DOS DEBATES ACERCA DA IDENTIDADE TEM COMO BASE A PRODUÇÃO DE MARIE-CHRISTINE JOSSO, ALÉM DAS DISCUSSÕES SOBRE MEMÓRIA EM QUE NOS APOIAMOS EM ÉCLEA BOSI. AS NARRATIVAS DE HISTÓRIA DE VIDA SE COLOCAM ENTÃO COMO UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA POTENTE PARA COMPREENSÃO DAS VIVÊNCIAS E DOS ATRAVESSAMENTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, CULTURAIS E DE GÊNERO PRESENTES NA VIDA DESSAS MULHERES, LEVANDO A CONSTRUÇÃO, REFLEXÃO E RECONSTRUÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA, IDENTIDADE E MODO DE ESTAR NO MUNDO.