ESTA PESQUISA OBJETIVA IDENTIFICAR E ANALISAR O QUE DIZEM OS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS SOBRE AS INTERFACES ENTRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE EM UM COMPONENTE CURRICULAR DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA EAD, DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR BAIANO. O ESTUDO SE PAUTA EM PRESSUPOSTOS PÓS-CRÍTICOS E PÓS-ESTRUTURALISTAS E FOI REALIZADO COM BASE NA ANÁLISE DOS ARTEFATOS PEDAGÓGICOS COMO O PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR (PPC) DO CURSO, O PROGRAMA E O MÓDULO (LIVRO REFERÊNCIA) DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. NO QUE DIZ RESPEITO AO PPC, HÁ UM ESVAZIAMENTO DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, APESAR DESTE FAZER ALUSÃO À DIVERSIDADE CULTURAL EM TRÊS MOMENTOS EM SEU TEXTO. AS PALAVRAS GÊNERO E SEXUALIDADE FORAM SUPRIMIDAS DA REDAÇÃO DO DOCUMENTO E SÓ SÃO REFERENCIADAS TIMIDAMENTE NA BIBLIOGRAFIA DA DISCIPLINA CURRÍCULO. QUANTO AO PROGRAMA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, A EMENTA APRESENTA O CORPO HUMANO COMO TEMÁTICA A SER ABORDADA, SEM O DETALHAMENTO NO PLANO DE CURSO, QUE ENFATIZA AS DISCUSSÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS. O MÓDULO DO COMPONENTE CURRICULAR APRESENTA, EM UMA DAS UNIDADES, UMA ABORDAGEM SOBRE CORPO HUMANO EVIDENCIANDO A COMPARAÇÃO E A DIFERENCIAÇÃO ENTRE MULHERES E HOMENS COM BASE NAS GENITÁLIAS E OUTRAS CARACTERÍSTICAS CORPÓREAS, ALÉM DO ENFOQUE HETERORREPRODUTIVO E DE PREVENÇÃO À AIDS. TAMBÉM HÁ UMA RECOMENDAÇÃO PARA QUE A(O) DOCENTE ACESSE UMA MATÉRIA DA REVISTA NOVA ESCOLA SOBRE SEXUALIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.