Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

PÂNICO MORAL: ALGUMAS NOTAS RIZOMÁTICAS SOBRE A LINGUAGEM NEUTRA

Palavra-chaves: LINGUAGEM NEUTRA, NOTAS RIZOMÁTICAS, GÊNERO NÃO-BINÁRIO, CARTOGRAFIA, CIBERCULTURA Comunicação Oral (CO) ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL DESENVOLVER REFLEXÃO ACERCA DA LINGUAGEM NEUTRA, LINGUAGEM ESTA, QUE AMPARA OUTRA FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE SEJA INCLUSIVA, ATRAVÉS DE UMA NÃO DEMARCAÇÃO AO GÊNERO BINÁRIO. A LÍNGUA PORTUGUESA, SEMPRE ERGUEU DEFINIÇÕES, REPRESENTAÇÕES DICOTÔMICAS PARA MENCIONAR ALGO/ALGUÉM, ATRAVÉS DOS ARTIGOS, PREPOSIÇÕES E PRONOMES CLASSIFICATÓRIOS, ALÉM DE DELIMITAR O GÊNERO GRAMATICAL MASCULINO COMO REPRESENTANTE GERAL E COMO UM SIGNO DE UMA CULTURA DE SUBJUGAÇÃO AO PREDOMÍNIO MASCULINO. ESSA DIVISÃO E HIERARQUIA PASSA A SER CONTESTADA POR ALGUNES SUJEITES QUE NÃO SE SENTEM REPRESENTADES E BUSCAM, O DIREITO A REPRESENTAÇÃO LINGUÍSTICA DA IDENTIDADE COMO MEIO DE VISIBILIDADE SOCIAL. O TRABALHO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO ADOTA COMO INSPIRAÇÃO O PROCEDIMENTO DE NOTAS RIZOMÁTICAS DA CARTOGRAFIA, NUM MOVIMENTO DISCURSIVO CARTOGRÁFICO, DE DESMONTE AOS CONTRA-DISCURSOS À LINGUAGEM NEUTRA. AS NOTAS ABERTAS, APONTAM PARA CAMINHOS DESCONTÍNUOS E FLUÍDOS, CAMINHOS ESSES, QUE NÃO SE FECHAM. SÃO NOTAS-ATOS QUE SE COMPORTAM COMO RESISTÊNCIA, RE-EXISTÊNCIA, SUBVERSÃO E, SOBRETUDO, POR AGENCIAMENTOS POLÍTICOS, REFLETINDO CRITICAMENTE A FORMA COMO ESSA LINGUAGEM E SEUS SISTEMAS NEUTRALIZADORES ATUAM E SE PERFORMATIZAM NO MUNDO E COM O MUNDO. O CORPUS DE ANÁLISE É CONSTITUÍDO POR DISCURSOS VEICULADOS NA CIBERCULTURA ACERCA DA LINGUAGEM NEUTRA, EM ESPECIAL, O TWITTER. COMO PROCEDIMENTO DE ANÁLISE ADOTOU-SE A PRÓPRIA CARTOGRAFIA. OS RESULTADOS PARCIAIS APONTAM EM DIÁLOGO COM OS CONCEITOS-CHAVE, AS NOTAS-ATOS COMO POTÊNCIA CRÍTICA PARA PROLIFERAREM OS DEBATES, TOMANDO-OS COMO PRÁTICAS E LUTAS, EVIDENCIANDO OS PRECONCEITOS PRODUZIDOS PELAS NARRATIVAS PUBLICIZADOS NA REDE E SUA RELAÇÃO COM A MORAL.

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