SCHEEREN, Bruno Alcione Novadvorski. . Anais V Desfazendo Gênero... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/79232>. Acesso em: 23/11/2024 20:58
DESDE QUE PASSEI A ENTENDER MINHA BICHISSE ARTISTA EXTRAPOLANDO-SE PARA A REFLEXÃO CRÍTICA E TEÓRICA DA ARTE CONTEMPORÂNEA POR MEIO DE PRODUÇÕES TEXTUAIS, VENHO EXPERIMENTANDO O DIÁLOGO CONSTANTE ENTRE ESTES, AINDA, DICOTÔMICOS 'LUGARES' DO SISTEMA DA ARTE, MINHAS PERSONAS ARTISTA E TEÓRICO. AQUI AMBAS SE MISTURAM, TOMAM BANHO JUNTAS, FAZEM A CHUCA PARA TRANSAR LOUCAMENTE PELA EPISTEMOLOGIA ACADÊMICA. O PRIMEIRO JATO É CONTRASSEXUAL (PRECIADO, 2017), LOGO EM SEGUIDA OUTRO JATO QUE VEM DA TEORIA CU (PELÚCIO, 2014). OS PRÓXIMOS JATOS REFLETEM TRABALHOS POÉTICOS VISUAIS QUE CONFRONTAM AS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DA ARTE COM PRODUÇÕES MARCADAS PELAS ESCATOLOGIAS DO CORPO E SUAS CONTRASSEXUALIDADES. COMO A FOTOGRAFIA PARA MUTT (2020) E A PERFORMANCE DE ONDE VÊM AS CORES DA MINHA EXISTÊNCIA? (2019) DE MINHA AUTORIA QUE COLOCO EM CONVERSA COM A FOTOGRAFIA PISS CHRIST (1987) DE ANDRES SERRANO, OXIDATION PAINTING (IN 12 PARTS) DE ANDY WARHOL, A PERFORMANCE FORA CUNHA NA IGREJA UNIVERSAL EM JOÃO PESSOA - PB (2015) DE BRUNA KURY E A FOTOGRAFIA JIM E TOM, SAUSALITO (1977-1978) DE ROBERT MAPPLETHORPE. O DISCURSO AQUI NÃO SE BALIZA ESPECIFICAMENTE NA ESTÉTICA OU FORMALIDADE DA ARTE, MAS NAS PERSPECTIVAS DA LIMPEZA RETAL. OU SEJA, DA MESMA FORMA QUE A MERDA VAI 'RALO ABAIXO', OS DOGMAS SOCIAIS EM RELAÇÃO ÀS SEXUALIDADES PODEM E DEVEM SER QUESTIONADOS E SEREM DESFEITOS PELA ARTE. PORTANTO, A IDEIA É PROPOR UMA CHUCA EPISTEMOLÓGICA, ONDE A PRÁXIS ARTÍSTICA SE RELACIONE SADIAMENTE COM OUTRAS PAUTAS DAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS.