Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

A QUESTÃO DO PRECONCEITO DE GÊNERO NA COMUNIDADES ESCOLARES DO MUNÍCIPIO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ: ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, GÊNERO, SEXUALIDADE, DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira.
0 of 0
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79135 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 630 "titulo" => "A QUESTÃO DO PRECONCEITO DE GÊNERO NA COMUNIDADES ESCOLARES DO MUNÍCIPIO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ: ESTUDO DE CASO" "resumo" => """ OS ESTUDOS DE GÊNERO E SUAS RELAÇÕES QUE DISCUTEM QUESTÕES E CONCEITOS ACERCA DE FEMINISMO, MACHISMO, IDENTIDADE DE GÊNERO DENTRE OUTROS TEM SIDO EXCLUSIVIDADE DE UNIVERSIDADES, MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM ROMPER COM OS ESPAÇOS ACADÊMICOS E AS REFLEXÕES FICAM RETIDAS A APENAS AO NÍVEL UNIVERSITÁRIO. NESTE SENTIDO, AS ESCOLAS QUE CONTEMPLAM NÍVEIS COMO EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL NÃO TOMAM CONHECIMEMENTO DESTAS DISCUSSÕES.\r\nOS ESTUDOS DE GÊNERO E SUAS RELAÇÕES QUE DISCUTEM QUESTÕES E CONCEITOS ACERCA DE FEMINISMO, MACHISMO, IDENTIDADE DE GÊNERO DENTRE OUTROS TEM SIDO EXCLUSIVIDADE AS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REPRODUÇÕES DA ESTRUTURA HEGEMÔNICA PATRIARCAL QUE COADUNA VALORES DE SUPERIORIDADE DOS HOMENS EM RELAÇÃO A MULHERES, DE BRANCOS EM RELAÇÃO A NEGROS E HETEROSSEXUAIS EM RELAÇÃO A HOMOSSEXUAIS, DENTRE OUTRAS RELAÇÕES QUE FUNCIONAM A PARTIR DE CATEGORIAS QUE SUBJUGAM UMAS AS OUTRAS.\r\nAS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REPRODUÇÕES DA ESTRUTURA HEGEMÔNICA PATRIARCAL QUE COADUNA VALORES DE SUPERIORIDADE DOS HOMENS EM RELAÇÃO A MULHERES, DE BRANCOS EM RELA DESTE MODO, AS CRIANÇAS QUANDO IMERSAS EM QUAIQUER CONTEXTO SOCIAL, COMO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, ESTÃO DISPOSTAS A ESTE TIPO DE ESTRUTURA. NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ESTAS RELAÇÕES NÃO SÃO PROBLEMATIZADAS LOGO SÃO REPRODUZIDAS POR TODOS QUE COMPÕE A MESMA.\r\nDESTE MODO, AS CRIANÇAS QUANDO IMERSAS EM QUAIQUER CONTEXTO SOCIAL, COMO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, ESTÃO DISPOSTAS A ESTE TIPO DE ESTRUTURA. NAS INSTITUIÇÕES ESCOL A QUESTÃO DE GÊNERO E DA IDENTIDADE DE GÊNERO NÃO TEM ESPAÇO PARA REFLEXÃO NESTES CONTEXTOS. POR ISSO A RELEVÂNCIA DE TRABALHOS QUE REFLETAM SOBRE AS REPRESENTAÇÕES, PRÁTICAS E DISCURSOS DE GÊNERO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS, AS ESCOLAS.A QUESTÃO DE GÊNERO E DA IDENTIDADE DE GÊNERO NÃO TEM ESPAÇO PARA REFLEXÃO NESTES CONTEXTOS. POR ISSO A RELEVÂNCIA DE TRABALHOS QUE REFLETAM SOBRE AS REPRESENT """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira." "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GÊNERO, SEXUALIDADE, DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_21102021100509.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO TAVARES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GUITO" "autor_email" => "pedagogodiego@gmail.com" "autor_ies" => "FAPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79135 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 27 "inscrito_id" => 630 "titulo" => "A QUESTÃO DO PRECONCEITO DE GÊNERO NA COMUNIDADES ESCOLARES DO MUNÍCIPIO DE DUQUE DE CAXIAS/RJ: ESTUDO DE CASO" "resumo" => """ OS ESTUDOS DE GÊNERO E SUAS RELAÇÕES QUE DISCUTEM QUESTÕES E CONCEITOS ACERCA DE FEMINISMO, MACHISMO, IDENTIDADE DE GÊNERO DENTRE OUTROS TEM SIDO EXCLUSIVIDADE DE UNIVERSIDADES, MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM ROMPER COM OS ESPAÇOS ACADÊMICOS E AS REFLEXÕES FICAM RETIDAS A APENAS AO NÍVEL UNIVERSITÁRIO. NESTE SENTIDO, AS ESCOLAS QUE CONTEMPLAM NÍVEIS COMO EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL NÃO TOMAM CONHECIMEMENTO DESTAS DISCUSSÕES.\r\nOS ESTUDOS DE GÊNERO E SUAS RELAÇÕES QUE DISCUTEM QUESTÕES E CONCEITOS ACERCA DE FEMINISMO, MACHISMO, IDENTIDADE DE GÊNERO DENTRE OUTROS TEM SIDO EXCLUSIVIDADE AS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REPRODUÇÕES DA ESTRUTURA HEGEMÔNICA PATRIARCAL QUE COADUNA VALORES DE SUPERIORIDADE DOS HOMENS EM RELAÇÃO A MULHERES, DE BRANCOS EM RELAÇÃO A NEGROS E HETEROSSEXUAIS EM RELAÇÃO A HOMOSSEXUAIS, DENTRE OUTRAS RELAÇÕES QUE FUNCIONAM A PARTIR DE CATEGORIAS QUE SUBJUGAM UMAS AS OUTRAS.\r\nAS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REPRODUÇÕES DA ESTRUTURA HEGEMÔNICA PATRIARCAL QUE COADUNA VALORES DE SUPERIORIDADE DOS HOMENS EM RELAÇÃO A MULHERES, DE BRANCOS EM RELA DESTE MODO, AS CRIANÇAS QUANDO IMERSAS EM QUAIQUER CONTEXTO SOCIAL, COMO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, ESTÃO DISPOSTAS A ESTE TIPO DE ESTRUTURA. NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ESTAS RELAÇÕES NÃO SÃO PROBLEMATIZADAS LOGO SÃO REPRODUZIDAS POR TODOS QUE COMPÕE A MESMA.\r\nDESTE MODO, AS CRIANÇAS QUANDO IMERSAS EM QUAIQUER CONTEXTO SOCIAL, COMO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, ESTÃO DISPOSTAS A ESTE TIPO DE ESTRUTURA. NAS INSTITUIÇÕES ESCOL A QUESTÃO DE GÊNERO E DA IDENTIDADE DE GÊNERO NÃO TEM ESPAÇO PARA REFLEXÃO NESTES CONTEXTOS. POR ISSO A RELEVÂNCIA DE TRABALHOS QUE REFLETAM SOBRE AS REPRESENTAÇÕES, PRÁTICAS E DISCURSOS DE GÊNERO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS, AS ESCOLAS.A QUESTÃO DE GÊNERO E DA IDENTIDADE DE GÊNERO NÃO TEM ESPAÇO PARA REFLEXÃO NESTES CONTEXTOS. POR ISSO A RELEVÂNCIA DE TRABALHOS QUE REFLETAM SOBRE AS REPRESENT """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 07: As Questões Entre Raça E Gênero No Contexto De Formação Curricular Brasileira." "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, GÊNERO, SEXUALIDADE, DOCENTE, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_21102021100509.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO TAVARES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GUITO" "autor_email" => "pedagogodiego@gmail.com" "autor_ies" => "FAPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

OS ESTUDOS DE GÊNERO E SUAS RELAÇÕES QUE DISCUTEM QUESTÕES E CONCEITOS ACERCA DE FEMINISMO, MACHISMO, IDENTIDADE DE GÊNERO DENTRE OUTROS TEM SIDO EXCLUSIVIDADE DE UNIVERSIDADES, MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM ROMPER COM OS ESPAÇOS ACADÊMICOS E AS REFLEXÕES FICAM RETIDAS A APENAS AO NÍVEL UNIVERSITÁRIO. NESTE SENTIDO, AS ESCOLAS QUE CONTEMPLAM NÍVEIS COMO EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL NÃO TOMAM CONHECIMEMENTO DESTAS DISCUSSÕES. AS PRÁTICAS SOCIAIS SÃO REPRODUÇÕES DA ESTRUTURA HEGEMÔNICA PATRIARCAL QUE COADUNA VALORES DE SUPERIORIDADE DOS HOMENS EM RELAÇÃO A MULHERES, DE BRANCOS EM RELAÇÃO A NEGROS E HETEROSSEXUAIS EM RELAÇÃO A HOMOSSEXUAIS, DENTRE OUTRAS RELAÇÕES QUE FUNCIONAM A PARTIR DE CATEGORIAS QUE SUBJUGAM UMAS AS OUTRAS. DESTE MODO, AS CRIANÇAS QUANDO IMERSAS EM QUAIQUER CONTEXTO SOCIAL, COMO A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, ESTÃO DISPOSTAS A ESTE TIPO DE ESTRUTURA. NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ESTAS RELAÇÕES NÃO SÃO PROBLEMATIZADAS LOGO SÃO REPRODUZIDAS POR TODOS QUE COMPÕE A MESMA. A QUESTÃO DE GÊNERO E DA IDENTIDADE DE GÊNERO NÃO TEM ESPAÇO PARA REFLEXÃO NESTES CONTEXTOS. POR ISSO A RELEVÂNCIA DE TRABALHOS QUE REFLETAM SOBRE AS REPRESENTAÇÕES, PRÁTICAS E DISCURSOS DE GÊNERO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS, AS ESCOLAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.