ESTE TRABALHO VISA ANALISAR AS PERCEPÇÕES DE MULHERES NEGRAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJO MÉTODO ADOTADO FOI O ESTUDO DE CASO DE 8 MULHERES NEGRAS EGRESSAS UM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. A METODOLOGIA UTILIZADA É A ANÁLISE DE DISCURSO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE FAIRCLOUGH (2001). UTILIZA-SE PARA ANÁLISE A CATEGORIA DE HEGEMONIA E TRABALHO . USA-SE TAMBÉM OUTROS SUPORTES TEÓRICOS COMO AS PESQUISAS DE QUIRINO (2011), LUZ (2009), HIRATA (2002), DENTRE OUTROS. CONCLUI-SE PELA ANÁLISE DOS DISCURSOS DAS EGRESSAS QUE AS MULHERES NEGRAS ENFRENTAM VÁRIOS PROBLEMAS SOCIAIS, COMO MORADIA, ALIMENTAÇÃO, SAÚDE, ETC., E, QUE O RACISMO ESTRUTURAL NA MAIORIA DAS VEZES DESQUALIFICA O TRABALHO DAS MULHERES