ESTE TRABALHO É FRUTO DA PESQUISA ACERCA DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IF BAIANO À BNCC, INICIADA EM 2021. ANALISAMOS OITO PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS (PPC) DE OITO IFS BAIANOS, NAS SUAS VERSÕES ANTERIORES A BNCC (PPC 2016) E POSTERIORES A BNCC (PPC 2019-2020). A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO CURRICULAR DOS PPCS FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O CURRÍCULO INTEGRADO AINDA APRESENTAM LACUNAS NO QUE SE REFERE À OFERTA DA LEI 10.639/03, APESAR DO FATO DA REFERIDA LEI JÁ TER 17 ANOS DE SANCIONADA A MESMA É POUCO APRESENTADA E TRABALHADA. ESSAS LACUNAS FICARAM MAIS EVIDENTES APÓS A IMPLANTAÇÃO DA BNCC, ISSO POR CONTA DA REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO, FATO QUE AFETOU DIRETAMENTE AS DISCIPLINAS QUE CONTEMPLAM AS TEMÁTICAS DEFENDIDAS PELA 10.639/03, AS QUAIS ANTES POSSUÍAM 100 A 80 HORAS E APÓS A REFORMULAÇÃO PASSOU A SER 80 A 40 HORAS. A QUESTÃO DE GÊNERO, ANTERIORMENTE ENCONTRADA NA EMENTA CURRICULAR, NO PROCESSO DE REFORMULAÇÃO É ENCONTRADA SOMENTE NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, GERALMENTE ESSES CONHECIMENTOS SÃO COLOCADOS EM NÚCLEOS DIVERSIFICADOS NÃO OBRIGATÓRIOS E QUANDO INSERIDO NA EMENTA, A QUESTÃO DE GÊNERO NÃO POSSUI CONTINUIDADE E NÃO EXISTE NENHUM APROFUNDAMENTO NAS DISCUSSÕES. A DEFASAGEM DA TEMÁTICA DE GÊNERO ERA PERCEPTÍVEIS NOS PPCS ANTERIORES Á BNCC, COM A INCLUSÃO DESSA NORMATIVA TAL TEMÁTICA FOI AINDA MAIS DESLOCADA. NESSA NARRATIVA BUSCAMOS MOSTRAR QUE O AVANÇO DA BNCC NOS PPCS TROUXE A RETIRADA DE TÓPICOS IMPORTANTES SOBRE RAÇA, ETNIA, GÊNERO ENTRE OUTROS.