ESTE TRABALHO VISA ANALISAR AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS ACERCA DO ESTUDO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJO MÉTODO ADOTADO FOI O ESTUDO DE CASO DE 10 PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. A METODOLOGIA UTILIZADA É A ANÁLISE DE DISCURSO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE FAIRCLOUGH (2001). UTILIZA-SE PARA ANÁLISE OS CONCEITOS DE HEGEMONIA E IDEOLOGIA. USA-SE TAMBÉM OUTROS SUPORTES TEÓRICOS COMO AS PESQUISAS DE QUIRINO (2011), LUZ (2009), HIRATA (2002), DENTRE OUTROS. CONCLUI-SE PELA ANÁLISE DOS DISCURSOS QUE AS PROFESSORAS CONSIDERAM DE EXTREMA RELEVÂNCIA OS ESTUDOS DE RELAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS, A FIM DE QUE OS/AS FUTUROS/AS DOCENTES POSSAM SE POSICIONAR DE FORMA ÉTICA, AJUDANDO A DIMINUIR A GRANDE DIFERENÇA DE OPORTUNIDADES ENTRE GÊNEROS E CONTRIBUINDO PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.