Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

ESTUDAR RELAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS

Palavra-chaves: RELAÇÕES DE GÊNERO, DISCURSO, FORMAÇÃO DOCENTE, , Comunicação Oral (CO) ST 15: Divisão Sexual Do Trabalho, Relações De Gênero E Diversidade Sexual: Desafios Atuais E Interlocuções Com A Ciência & Tecnologia (C&T) E A Educação Profissional E Tecnológica (Ept)
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTE TRABALHO VISA ANALISAR AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS ACERCA DO ESTUDO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE DE UM CURSO DE PEDAGOGIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJO MÉTODO ADOTADO FOI O ESTUDO DE CASO DE 10 PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. A METODOLOGIA UTILIZADA É A ANÁLISE DE DISCURSO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE FAIRCLOUGH (2001). UTILIZA-SE PARA ANÁLISE OS CONCEITOS DE HEGEMONIA E IDEOLOGIA. USA-SE TAMBÉM OUTROS SUPORTES TEÓRICOS COMO AS PESQUISAS DE QUIRINO (2011), LUZ (2009), HIRATA (2002), DENTRE OUTROS. CONCLUI-SE PELA ANÁLISE DOS DISCURSOS QUE AS PROFESSORAS CONSIDERAM DE EXTREMA RELEVÂNCIA OS ESTUDOS DE RELAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS, A FIM DE QUE OS/AS FUTUROS/AS DOCENTES POSSAM SE POSICIONAR DE FORMA ÉTICA, AJUDANDO A DIMINUIR A GRANDE DIFERENÇA DE OPORTUNIDADES ENTRE GÊNEROS E CONTRIBUINDO PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.

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