RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7910 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1754 "inscrito_id" => 2764 "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO" "resumo" => "Inicialmente o magistério era uma atividade realizada por homens, era direcionado ao professor as práticas educativas que circulavam no espaço escolar, das metodologias de ensino até os métodos e propostas para a formação do currículo. Na medida em que algumas transformações sociais foram acontecendo, às mulheres foram conquistando alguns espaços na sociedade, entre eles o ambiente escolar. A docência aos poucos passou a ser uma ocupação mais de mulheres do que homens, ganhando fortes características femininas, principalmente nos anos das fases iniciais. Entre o fim do século XIX para o início do século XX, a construção do ensino, aos poucos foi se modificando deixando de ser uma ocupação masculina e se tornando na sua maioria uma profissão de predominância feminina. Pois, foi se construindo a ideia de que a mulher na docência iria dar continuidade ao trabalho doméstico, realizado em casa. Porém, em sua grande maioria as mulheres viram no magistério a necessidade de trabalhar e promover mudanças sociais e políticas. Alguns discursos que emergiam na época procuravam caracterizar o magistério como uma profissão propriamente feminina, pelo fato de atribuir para a ocupação algumas características ditas adequadas, para a realização das atividades, como docilidade e afetividade. Essas ideias estabelecidas em volta do magistério contribuíram para a formação de uma identidade feminina da profissão, e como resultado os homens passaram a ser minoria. Ao se construir a idéia que o espaço escolar possuía identidades femininas, nacional e internacionalmente, o numero de mulheres na docência cresceu de maneira considerável no decorrer dos anos, principalmente na educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESCOLA, GÊNERO, MASGISTÉRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_04_37_idinscrito_2764_089e51688d59db214f2c3742b81ce154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIANNA BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALIANNA SILVA" "autor_email" => "alianna_silva11@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7910 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1754 "inscrito_id" => 2764 "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO" "resumo" => "Inicialmente o magistério era uma atividade realizada por homens, era direcionado ao professor as práticas educativas que circulavam no espaço escolar, das metodologias de ensino até os métodos e propostas para a formação do currículo. Na medida em que algumas transformações sociais foram acontecendo, às mulheres foram conquistando alguns espaços na sociedade, entre eles o ambiente escolar. A docência aos poucos passou a ser uma ocupação mais de mulheres do que homens, ganhando fortes características femininas, principalmente nos anos das fases iniciais. Entre o fim do século XIX para o início do século XX, a construção do ensino, aos poucos foi se modificando deixando de ser uma ocupação masculina e se tornando na sua maioria uma profissão de predominância feminina. Pois, foi se construindo a ideia de que a mulher na docência iria dar continuidade ao trabalho doméstico, realizado em casa. Porém, em sua grande maioria as mulheres viram no magistério a necessidade de trabalhar e promover mudanças sociais e políticas. Alguns discursos que emergiam na época procuravam caracterizar o magistério como uma profissão propriamente feminina, pelo fato de atribuir para a ocupação algumas características ditas adequadas, para a realização das atividades, como docilidade e afetividade. Essas ideias estabelecidas em volta do magistério contribuíram para a formação de uma identidade feminina da profissão, e como resultado os homens passaram a ser minoria. Ao se construir a idéia que o espaço escolar possuía identidades femininas, nacional e internacionalmente, o numero de mulheres na docência cresceu de maneira considerável no decorrer dos anos, principalmente na educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "ESCOLA, GÊNERO, MASGISTÉRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_04_37_idinscrito_2764_089e51688d59db214f2c3742b81ce154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALIANNA BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALIANNA SILVA" "autor_email" => "alianna_silva11@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }