PROGRAMA DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL- DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7847 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1293 "inscrito_id" => 332 "titulo" => "PROGRAMA DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL- DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA." "resumo" => "Se há dificuldade em se discutir e de se garantir um ensino básico de qualidade aos povos indígenas, quando deixamos a esfera básica e começamos a discutir sobre a educação superior percebemos que o acesso a esta esfera é ainda mais difícil e complexo. Antes da criação do sistema de cotas, pensado como política nacional a partir da década de 90 e restrita a apenas algumas instituições e tornando-se obrigatório apenas em 2012 a partir da assinatura da presidenta Dilma, o acesso dos indígenas ao ensino superior em instituições públicas era praticamente zero, especialmente nas universidades públicas. Porém, sabemos que apenas o sistema de cotas não é suficiente, pois para garantir um ensino superior de qualidade é preciso oferecer subsídios que garantam uma educação saudável, ao se abrir as portas para o indígena as instituições públicas tem que repensar o currículo de seu curso para garantir a abrangência da diversidade.Em síntese, podemos dizer que se quisermos garantir o ensino superior indígena de qualidade devemos pensar em um conjunto de ações que vão desde a criação e permanência do sistema de cotas em Universidades públicas, até a criação de cursos com formação específica voltada para a formação de professores indígenas tendo em vista as especificidades entre os povos indígenas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PROLIND, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_48_34_idinscrito_332_945e60368f6ddec37d9663847ee6e8b4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA CARDOSO" "autor_email" => "vanessacardoso_73@hotmail" "autor_ies" => "UFPE/CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7847 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1293 "inscrito_id" => 332 "titulo" => "PROGRAMA DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL- DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA." "resumo" => "Se há dificuldade em se discutir e de se garantir um ensino básico de qualidade aos povos indígenas, quando deixamos a esfera básica e começamos a discutir sobre a educação superior percebemos que o acesso a esta esfera é ainda mais difícil e complexo. Antes da criação do sistema de cotas, pensado como política nacional a partir da década de 90 e restrita a apenas algumas instituições e tornando-se obrigatório apenas em 2012 a partir da assinatura da presidenta Dilma, o acesso dos indígenas ao ensino superior em instituições públicas era praticamente zero, especialmente nas universidades públicas. Porém, sabemos que apenas o sistema de cotas não é suficiente, pois para garantir um ensino superior de qualidade é preciso oferecer subsídios que garantam uma educação saudável, ao se abrir as portas para o indígena as instituições públicas tem que repensar o currículo de seu curso para garantir a abrangência da diversidade.Em síntese, podemos dizer que se quisermos garantir o ensino superior indígena de qualidade devemos pensar em um conjunto de ações que vão desde a criação e permanência do sistema de cotas em Universidades públicas, até a criação de cursos com formação específica voltada para a formação de professores indígenas tendo em vista as especificidades entre os povos indígenas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PROLIND, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_48_34_idinscrito_332_945e60368f6ddec37d9663847ee6e8b4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA CARDOSO" "autor_email" => "vanessacardoso_73@hotmail" "autor_ies" => "UFPE/CAA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }