O presente artigo sintetiza uma monografia de conclusão de curso em nível de pós-graduação apresentada na Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – UEPB 2013/2014, formação continuada oferecida aos professores efetivos da rede estadual de ensino da Paraíba, realizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba. O trabalho referência, disponível integralmente sob mesmo título na biblioteca da EAD da UEPB, analisa aspectos teóricos e metodológicos do ensino de geografia praticado por um grupo de dez professores em pleno exercício de sala de aula. Os docentes colaboradores são cursistas da citada especialização. Com base em fundamentos metodológicos da fenomenologia, relacionaram-se as características da prática pedagógica dos docentes de geografia com as bases teóricas da área a partir da realidade empírica compreendida e relatada pelos próprios professores. Evidenciou-se que os docentes participantes buscam desenvolver suas atividades de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN), entretanto, diversos problemas na estrutura física e social das escolas comprometem um melhor desempenho. Constatou-se um excessivo distanciamento entre a produção geográfica acadêmica e escolar; e percebeu-se a fundamental necessidade dos setores profissionais e estruturais da escola funcionar em plena harmonia. O público das reflexões propostas: professores em formação continuada, estudantes de licenciaturas, interessados e pesquisadores da área educacional, pois neste trabalho discutiram-se algumas particularidades do cotidiano teórico e metodológico da sala de aula e do ensino de geografia, com o objetivo de contribuir com a “permanente necessidade” de diálogo pela busca do aprimoramento da escola à contemporaneidade.