A utilização de pilhas e baterias é algo comum e importante no cotidiano da maioria das pessoas. Sua função é “dar energia” a diversos aparelhos que vão desde celulares, mp3, brinquedos etc. Apesar de terem grande função, elas são compostas de materiais químicos tóxicos que descartados inadequadamente comprometem o meio ambiente, a biodiversidade e a saúde das pessoas, como por exemplo, o lítio, o óxido de mercúrio, o cádmio e o chumbo que podem ocasionar disfunção renal, anemia, osteoporose além de contaminar rios, solo, lençóis freáticos etc. A falta de informação e conscientização das pessoas acaba fazendo com que diversas pilhas e baterias tomem destinos inapropriados. No presente trabalho procurou-se identificar como é realizado o descarte de pilhas e baterias e os prejuízos causados por descarte inadequados destes materiais ao meio ambiente e saúde das pessoas na concepção de alunos de graduação de cursos da UFPB. Para a realização desta pesquisa foi elaborado um questionário de 6 perguntas, sendo aplicados para 20 alunos de graduação de cursos da UFPB,os dados foram tabulados e analisados através da análise de conteúdo. A maioria dos alunos que respondeu ao questionário faz o curso de Química. Todos os alunos consideraram importante o investimento do governo em reciclagem de pilhas e baterias. Quando questionados que locais deveriam ter pontos de coletas de pilhas e baterias, a maioria dos alunos citaram as lojas de eletrônicos e celulares, supermercados e locais públicos, como centro da cidade. A maior parte dos alunos revelou não tomar nenhuma medida para o descarte correto, mas depositam as pilhas e baterias no lixo comum. Quanto aos danos que o descarte inadequado de pilhas e baterias pode trazer para o meio ambiente e saúde das pessoas, 24% citaram a contaminação do solo, 23% problemas para saúde, 16% Câncer, e cosequência para flora e fauna 10% e 2% não responderam. Concluímos então que as lojas fornecedoras desses materiais devem divulgar mais programas relacionados à reciclagem desses resíduos, como mencionado na resolução do CONAMA n°. 401/2008. Portanto, é importante estimular o aluno a conhecer e praticar ações no dia-a-dia, que refletem diretamente no meio ambiente.