O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios da escola contemporânea e o processo de formação de docentes, tendo como referencial teórico os estudos de Saviani (2011), Nóvoa (2009), Arroyo (2009), entre outros. Parte-se do pressuposto que na sociedade atual a escola enfrenta vários desafios tais como: a deficiência didático-pedagógica dos professores, sejam os que estão ingressando na profissão ou aqueles próximos da aposentadoria; a quantidade baixa de pessoas que se interessam pela profissão de professor; e o fato dos alunos estarem terminando a Educação Básica com déficits de aprendizagens que chamam a atenção como a falta de domínio de leitura, escrita e das operações matemáticas. Diante deste contexto, a coleta de dados definida para este estudo foi a aplicação de entrevista com perguntas de identificação da formação docente, área de atuação, tempo de profissão, entre outras que buscassem investigar os desafios da escola e do processo de formação. Foram entrevistados quatros professores, sendo dois atuantes no processo de formação de professores da licenciatura em química e dois alunos recém-formados do curso de licenciatura em química, ambos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Vale ressaltar que o índice de evasão do curso investigado varia de 30% a 50% no primeiro ano de ingresso, por isso a definição deste público como amostra. De acordo com os resultados das entrevistas foi possível constatar que muitas instituições não investem ou deixam a desejar no que se refere à capacitação continuada para os docentes e existe um novo perfil docente mais preocupado com os desafios da escola contemporânea.