Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E OS DESAFIOS DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7896
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 1003
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E OS DESAFIOS DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios da escola contemporânea e o processo de formação de docentes, tendo como referencial teórico os estudos de Saviani (2011), Nóvoa (2009), Arroyo (2009), entre outros. Parte-se do pressuposto que na sociedade atual a escola enfrenta vários desafios tais como: a deficiência didático-pedagógica dos professores, sejam os que estão ingressando na profissão ou aqueles próximos da aposentadoria; a quantidade baixa de pessoas que se interessam pela profissão de professor; e o fato dos alunos estarem terminando a Educação Básica com déficits de aprendizagens que chamam a atenção como a falta de domínio de leitura, escrita e das operações matemáticas. Diante deste contexto, a coleta de dados definida para este estudo foi a aplicação de entrevista com perguntas de identificação da formação docente, área de atuação, tempo de profissão, entre outras que buscassem investigar os desafios da escola e do processo de formação. Foram entrevistados quatros professores, sendo dois atuantes no processo de formação de professores da licenciatura em química e dois alunos recém-formados do curso de licenciatura em química, ambos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Vale ressaltar que o índice de evasão do curso investigado varia de 30% a 50% no primeiro ano de ingresso, por isso a definição deste público como amostra. De acordo com os resultados das entrevistas foi possível constatar que muitas instituições não investem ou deixam a desejar no que se refere à capacitação continuada para os docentes e existe um novo perfil docente mais preocupado com os desafios da escola contemporânea."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_07_2014_23_44_49_idinscrito_1003_b87a79e17d35c3cd14d8629c4847053a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE JULIANA SILVA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE MARTINS"
    "autor_email" => "danielle.juliana.martins@"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7896
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 134
    "inscrito_id" => 1003
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E OS DESAFIOS DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios da escola contemporânea e o processo de formação de docentes, tendo como referencial teórico os estudos de Saviani (2011), Nóvoa (2009), Arroyo (2009), entre outros. Parte-se do pressuposto que na sociedade atual a escola enfrenta vários desafios tais como: a deficiência didático-pedagógica dos professores, sejam os que estão ingressando na profissão ou aqueles próximos da aposentadoria; a quantidade baixa de pessoas que se interessam pela profissão de professor; e o fato dos alunos estarem terminando a Educação Básica com déficits de aprendizagens que chamam a atenção como a falta de domínio de leitura, escrita e das operações matemáticas. Diante deste contexto, a coleta de dados definida para este estudo foi a aplicação de entrevista com perguntas de identificação da formação docente, área de atuação, tempo de profissão, entre outras que buscassem investigar os desafios da escola e do processo de formação. Foram entrevistados quatros professores, sendo dois atuantes no processo de formação de professores da licenciatura em química e dois alunos recém-formados do curso de licenciatura em química, ambos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Vale ressaltar que o índice de evasão do curso investigado varia de 30% a 50% no primeiro ano de ingresso, por isso a definição deste público como amostra. De acordo com os resultados das entrevistas foi possível constatar que muitas instituições não investem ou deixam a desejar no que se refere à capacitação continuada para os docentes e existe um novo perfil docente mais preocupado com os desafios da escola contemporânea."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_07_2014_23_44_49_idinscrito_1003_b87a79e17d35c3cd14d8629c4847053a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE JULIANA SILVA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLE MARTINS"
    "autor_email" => "danielle.juliana.martins@"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios da escola contemporânea e o processo de formação de docentes, tendo como referencial teórico os estudos de Saviani (2011), Nóvoa (2009), Arroyo (2009), entre outros. Parte-se do pressuposto que na sociedade atual a escola enfrenta vários desafios tais como: a deficiência didático-pedagógica dos professores, sejam os que estão ingressando na profissão ou aqueles próximos da aposentadoria; a quantidade baixa de pessoas que se interessam pela profissão de professor; e o fato dos alunos estarem terminando a Educação Básica com déficits de aprendizagens que chamam a atenção como a falta de domínio de leitura, escrita e das operações matemáticas. Diante deste contexto, a coleta de dados definida para este estudo foi a aplicação de entrevista com perguntas de identificação da formação docente, área de atuação, tempo de profissão, entre outras que buscassem investigar os desafios da escola e do processo de formação. Foram entrevistados quatros professores, sendo dois atuantes no processo de formação de professores da licenciatura em química e dois alunos recém-formados do curso de licenciatura em química, ambos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Vale ressaltar que o índice de evasão do curso investigado varia de 30% a 50% no primeiro ano de ingresso, por isso a definição deste público como amostra. De acordo com os resultados das entrevistas foi possível constatar que muitas instituições não investem ou deixam a desejar no que se refere à capacitação continuada para os docentes e existe um novo perfil docente mais preocupado com os desafios da escola contemporânea.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.