REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E OS DESAFIOS DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7896 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 1003 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E OS DESAFIOS DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios da escola contemporânea e o processo de formação de docentes, tendo como referencial teórico os estudos de Saviani (2011), Nóvoa (2009), Arroyo (2009), entre outros. Parte-se do pressuposto que na sociedade atual a escola enfrenta vários desafios tais como: a deficiência didático-pedagógica dos professores, sejam os que estão ingressando na profissão ou aqueles próximos da aposentadoria; a quantidade baixa de pessoas que se interessam pela profissão de professor; e o fato dos alunos estarem terminando a Educação Básica com déficits de aprendizagens que chamam a atenção como a falta de domínio de leitura, escrita e das operações matemáticas. Diante deste contexto, a coleta de dados definida para este estudo foi a aplicação de entrevista com perguntas de identificação da formação docente, área de atuação, tempo de profissão, entre outras que buscassem investigar os desafios da escola e do processo de formação. Foram entrevistados quatros professores, sendo dois atuantes no processo de formação de professores da licenciatura em química e dois alunos recém-formados do curso de licenciatura em química, ambos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Vale ressaltar que o índice de evasão do curso investigado varia de 30% a 50% no primeiro ano de ingresso, por isso a definição deste público como amostra. De acordo com os resultados das entrevistas foi possível constatar que muitas instituições não investem ou deixam a desejar no que se refere à capacitação continuada para os docentes e existe um novo perfil docente mais preocupado com os desafios da escola contemporânea." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_07_2014_23_44_49_idinscrito_1003_b87a79e17d35c3cd14d8629c4847053a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE JULIANA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "DANIELLE MARTINS" "autor_email" => "danielle.juliana.martins@" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7896 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 1003 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E OS DESAFIOS DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um estudo sobre os desafios da escola contemporânea e o processo de formação de docentes, tendo como referencial teórico os estudos de Saviani (2011), Nóvoa (2009), Arroyo (2009), entre outros. Parte-se do pressuposto que na sociedade atual a escola enfrenta vários desafios tais como: a deficiência didático-pedagógica dos professores, sejam os que estão ingressando na profissão ou aqueles próximos da aposentadoria; a quantidade baixa de pessoas que se interessam pela profissão de professor; e o fato dos alunos estarem terminando a Educação Básica com déficits de aprendizagens que chamam a atenção como a falta de domínio de leitura, escrita e das operações matemáticas. Diante deste contexto, a coleta de dados definida para este estudo foi a aplicação de entrevista com perguntas de identificação da formação docente, área de atuação, tempo de profissão, entre outras que buscassem investigar os desafios da escola e do processo de formação. Foram entrevistados quatros professores, sendo dois atuantes no processo de formação de professores da licenciatura em química e dois alunos recém-formados do curso de licenciatura em química, ambos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Vale ressaltar que o índice de evasão do curso investigado varia de 30% a 50% no primeiro ano de ingresso, por isso a definição deste público como amostra. De acordo com os resultados das entrevistas foi possível constatar que muitas instituições não investem ou deixam a desejar no que se refere à capacitação continuada para os docentes e existe um novo perfil docente mais preocupado com os desafios da escola contemporânea." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ESCOLA, FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_07_2014_23_44_49_idinscrito_1003_b87a79e17d35c3cd14d8629c4847053a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE JULIANA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "DANIELLE MARTINS" "autor_email" => "danielle.juliana.martins@" "autor_ies" => "UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }