O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. A pesquisa se encontra em faze inicial e um dos objetivos é propor uma relação entre a Educação Ambiental e Literatura Infantil. A escolha deste tema deu-se a partir dos questionamentos relacionados à presença da Educação Ambiental nos livros de Literatura Infantil e que possibilidades de trabalho os mesmos apresentam. Sabe-se que a Educação Ambiental é um campo de estudo ligado às questões ambientais, culturais e relações sociais, neste sentido é que acreditamos que possa existir uma relação de afinidade deste campo do conhecimento com a literatura, já que esta por sua vez faz parte das inúmeras representações culturais. Procuramos com essa pesquisa tentar rastrear o que se pode encontrar de Educação Ambiental nos livros infantis e quais são as concepções neles apresentadas. O material selecionado para a realização das análises são os livros do acervo complementar disponibilizado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no triênio correspondente a 2013, 2014 e 2015. Esse acervo conta com mais de 180 obras que abordam diferentes temas pertinentes a serem trabalhados em sala de aula. A partir de uma primeira análise podemos selecionar previamente 15 livros que abordam diretamente assuntos ligados a Educação ambiental. Para a realização das análises nos apoiamos no referencial dos estudos culturais e também dos estudos foucaultianos. Com os ensinamentos foucaultianos, tanto no plano teórico como metodológico, e de outros autores que se debruçam sobre os campos de saber da Educação e da Educação Ambiental, pretendemos dar conta de problematizar as enunciações que reverberam conceitos de Educação Ambiental nos livros infantis. Entendendo a literatura como um artefato cultural que fabrica verdades e sentidos em diferentes instâncias sociais, dentre elas, ensinando formas de ser e se comportar no ambiente em que vivemos. Daí a importância de analisarmos como esse artefato, de ampla circulação na sociedade, nas escolas e nas famílias vem nos ensinando nossos modos de nos relacionarmos com o meio ambiente.