Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS LIÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL- ENSINANDO MODOS DE CUIDAR DO PLANETA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6935
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 777
    "inscrito_id" => 2626
    "titulo" => "AS LIÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL- ENSINANDO MODOS DE CUIDAR DO PLANETA"
    "resumo" => "O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. A pesquisa se encontra em faze inicial e um dos objetivos é propor uma relação entre a Educação Ambiental e Literatura Infantil. A escolha deste tema deu-se a partir dos questionamentos relacionados à presença da Educação Ambiental nos livros de Literatura Infantil e que possibilidades de trabalho os mesmos apresentam. Sabe-se que a Educação Ambiental é um campo de estudo ligado às questões ambientais, culturais e relações sociais, neste sentido é que acreditamos que possa existir uma relação de afinidade deste campo do conhecimento com a literatura, já que esta por sua vez faz parte das inúmeras representações culturais. Procuramos com essa pesquisa tentar rastrear o que se pode encontrar de Educação Ambiental nos livros infantis e quais são as concepções neles apresentadas. O material selecionado para a realização das análises são os livros do acervo complementar disponibilizado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no triênio correspondente a 2013, 2014 e 2015. Esse acervo conta com mais de 180 obras que abordam diferentes temas pertinentes a serem trabalhados em sala de aula. A partir de uma primeira análise podemos selecionar previamente 15 livros que abordam diretamente assuntos ligados a Educação ambiental. Para a realização das análises nos apoiamos no referencial dos estudos culturais e também dos estudos foucaultianos. Com os ensinamentos foucaultianos, tanto no plano teórico como metodológico, e de outros autores que se debruçam sobre os campos de saber da Educação e da Educação Ambiental, pretendemos dar conta de problematizar as enunciações que reverberam conceitos de Educação Ambiental nos livros infantis. Entendendo a literatura como um artefato cultural que fabrica verdades e sentidos em diferentes instâncias sociais, dentre elas, ensinando formas de ser e se comportar no ambiente em que vivemos. Daí a importância de analisarmos como esse artefato, de ampla circulação na sociedade, nas escolas e nas famílias vem nos ensinando nossos modos de nos relacionarmos com o meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_23_10_18_idinscrito_2626_1964e032e51dae1dc52e7d206211b16e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DA SILVA MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA MAGALHÃES"
    "autor_email" => "camilapedag@gmail.com"
    "autor_ies" => "FURG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6935
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 777
    "inscrito_id" => 2626
    "titulo" => "AS LIÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL- ENSINANDO MODOS DE CUIDAR DO PLANETA"
    "resumo" => "O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. A pesquisa se encontra em faze inicial e um dos objetivos é propor uma relação entre a Educação Ambiental e Literatura Infantil. A escolha deste tema deu-se a partir dos questionamentos relacionados à presença da Educação Ambiental nos livros de Literatura Infantil e que possibilidades de trabalho os mesmos apresentam. Sabe-se que a Educação Ambiental é um campo de estudo ligado às questões ambientais, culturais e relações sociais, neste sentido é que acreditamos que possa existir uma relação de afinidade deste campo do conhecimento com a literatura, já que esta por sua vez faz parte das inúmeras representações culturais. Procuramos com essa pesquisa tentar rastrear o que se pode encontrar de Educação Ambiental nos livros infantis e quais são as concepções neles apresentadas. O material selecionado para a realização das análises são os livros do acervo complementar disponibilizado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no triênio correspondente a 2013, 2014 e 2015. Esse acervo conta com mais de 180 obras que abordam diferentes temas pertinentes a serem trabalhados em sala de aula. A partir de uma primeira análise podemos selecionar previamente 15 livros que abordam diretamente assuntos ligados a Educação ambiental. Para a realização das análises nos apoiamos no referencial dos estudos culturais e também dos estudos foucaultianos. Com os ensinamentos foucaultianos, tanto no plano teórico como metodológico, e de outros autores que se debruçam sobre os campos de saber da Educação e da Educação Ambiental, pretendemos dar conta de problematizar as enunciações que reverberam conceitos de Educação Ambiental nos livros infantis. Entendendo a literatura como um artefato cultural que fabrica verdades e sentidos em diferentes instâncias sociais, dentre elas, ensinando formas de ser e se comportar no ambiente em que vivemos. Daí a importância de analisarmos como esse artefato, de ampla circulação na sociedade, nas escolas e nas famílias vem nos ensinando nossos modos de nos relacionarmos com o meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_23_10_18_idinscrito_2626_1964e032e51dae1dc52e7d206211b16e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA DA SILVA MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA MAGALHÃES"
    "autor_email" => "camilapedag@gmail.com"
    "autor_ies" => "FURG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. A pesquisa se encontra em faze inicial e um dos objetivos é propor uma relação entre a Educação Ambiental e Literatura Infantil. A escolha deste tema deu-se a partir dos questionamentos relacionados à presença da Educação Ambiental nos livros de Literatura Infantil e que possibilidades de trabalho os mesmos apresentam. Sabe-se que a Educação Ambiental é um campo de estudo ligado às questões ambientais, culturais e relações sociais, neste sentido é que acreditamos que possa existir uma relação de afinidade deste campo do conhecimento com a literatura, já que esta por sua vez faz parte das inúmeras representações culturais. Procuramos com essa pesquisa tentar rastrear o que se pode encontrar de Educação Ambiental nos livros infantis e quais são as concepções neles apresentadas. O material selecionado para a realização das análises são os livros do acervo complementar disponibilizado pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no triênio correspondente a 2013, 2014 e 2015. Esse acervo conta com mais de 180 obras que abordam diferentes temas pertinentes a serem trabalhados em sala de aula. A partir de uma primeira análise podemos selecionar previamente 15 livros que abordam diretamente assuntos ligados a Educação ambiental. Para a realização das análises nos apoiamos no referencial dos estudos culturais e também dos estudos foucaultianos. Com os ensinamentos foucaultianos, tanto no plano teórico como metodológico, e de outros autores que se debruçam sobre os campos de saber da Educação e da Educação Ambiental, pretendemos dar conta de problematizar as enunciações que reverberam conceitos de Educação Ambiental nos livros infantis. Entendendo a literatura como um artefato cultural que fabrica verdades e sentidos em diferentes instâncias sociais, dentre elas, ensinando formas de ser e se comportar no ambiente em que vivemos. Daí a importância de analisarmos como esse artefato, de ampla circulação na sociedade, nas escolas e nas famílias vem nos ensinando nossos modos de nos relacionarmos com o meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.