CARVALHO, Ricardo Delgado De et al.. A qualidade da educação superior em questão. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6833>. Acesso em: 13/11/2024 04:57
O artigo visa discutir sobre qualidade da educação superior no contexto atual. É importante salientar que a educação superior objetiva, entre outros, egressos reflexivos, críticos e conscientes; e que, para atingir estes fins, faz-se necessário que a universidade possa ser o lócus do desenvolvimento desse individuo, sendo a qualidade educacional fundamental. Portanto: quais os parâmetros que podemos inferir para uma educação superior de qualidade? Desta questão, extraímos nosso objetivo: identificar e analisar alguns parâmetros que norteiam a qualidade da educação superior. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa, contando com a pesquisa teórica e documental. Sobre o pressuposto da qualidade, entendemos que é um conceito historicamente construído e vai se alterando conforme os interesses, as correlações de forças estabelecidas, entre outros. A qualidade é um direito socialmente construído e garantido constitucionalmente, a partir de constantes lutas e negociações em que se busca a universalização e democratização da educação a todos os cidadãos, assegurando acesso e permanência.