Os caminhos para uma educação especial e inclusiva devem ser direcionados a partir de uma nova didática das escolas e professores das redes de ensino. Dessa forma objetivou-se destacar a importância de uma educação inclusiva que atenda as particularidades do aluno, ressaltando a integração de todos no processo educacional, independente da deficiência apresentada. O estudo baseou-se em pesquisa de campo descritiva onde foram entrevistados 32 professores das três modalidades de ensino de 2 escolas municipais e 1 estadual, ambas localizadas no município de Tuparetama-PE e também utilizou-se a revisão bibliográfica, consultando autores especialistas na área da educação especial e educação inclusiva nos últimos anos no Brasil. Os resultados da pesquisa direcionam para uma reflexão minuciosa e abrangente, destacando que 62% dos professores entrevistados lecionam com alunos portadores de necessidades especiais e 38% não trabalham com alunos especiais, 59% afirmam que não existe adaptação da escola para receber e conviver com esses alunos e 41% declaram que há essa adequação da escola como um todo, 84% ressaltam que a escola onde trabalham segue os princípios da Educação Inclusiva e apenas 16% destes, destacam que somente às vezes isso é possível, devido as atividades burocráticas exigidas pelo sistema, em relação a abordagem acerca dos parâmetros metodológicos do professor em relação à educação especial e inclusiva 91% dos professores afirmam que vivenciam essa didática, elaborando aulas direcionadas a inclusão e 9% destes salientam que às vezes seguem essa metodologia. A necessidade de vivenciar os princípios da inclusão no contexto educacional vem mostrando-se de forma satisfatória nas escolas de Tuparetama-PE, porém, ainda necessita de uma abordagem maior e reflexiva. Constatou-se também que a inclusão perpassa os limites do preconceito, das diferenças e resgata as potencialidades de cada aluno, enfatizando que a urgência em construir espaços cada vez mais inclusivos deve ser visto como umas das metas primordiais da educação brasileira.