O presente trabalho insere-se no debate sobre a gestão democrática da educação mais especificamente, a gestão democrática escolar, tendo como objetivo compreender como esta vem se materializando no âmbito da escola através das ações do Conselho Escolar. Compreendemos a necessidade de investigações no âmbito da política pública para a gestão escolar, no sentido de compreender como esta interfere no que tange ao processo de qualidade da educação, assim como nos processos de materialização do exercício da democracia e da participação social. A metodologia se fundamenta na Teoria do Discurso, concebido como uma prática de mudança social, que concebe não apenas o discurso enquanto um mecanismo de comunicação, mas como promotor de mudanças sociais (FAIRCLOUGH, 2008). Para a coleta de dados foram realizados dois Grupos Focais com sujeitos de oito escolas da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes, município escolhido por estar nos últimos anos, promovendo espaços de debate e inserção da comunidade nos processos deliberativos. Utilizaram-se, também, entrevistas informais, assim como analisamos documentos cedidos pela Secretaria de Educação. A análise dos dados indica que os Conselhos Escolares vêm se constituindo como um espaço de democracia e participação, mas que ainda existem entraves que precisam ser sanados para que possa de fato estar contribuindo com a materialização da gestão democrática. Apesar do trabalho que vem sendo desenvolvido no município do Jaboatão dos Guararapes para a materialização da gestão democrática escolar, entendemos que esse processo ainda está em construção. Dessa forma, compreendemos que para essa edificação ser consolidada será preciso um trabalho voltado para a construção de uma cultura democrática nas escolas.