OS NOVOS DESAFIOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO CAMPO EDUCACIONAL FRENTE AOS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
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Problematizando as profundas transformações que as Tecnologias de Informação e Comunicação trouxeram ao campo da educação, e sobre as possíveis contribuições que as ciências humanas e sociais podem trazer à pratica pedagógica do professor e da formação do aluno na era digital.\tNa contemporaneidade, a rede assumiu um importante significado na vida da juventude, tornando-se instrumento de denúncia e de auto-organização. Sem cair na idealização acrítica sobre as TICs, é necessário ressaltar suas potencialidades e suas capacidades, incentivando “uma transformação de nossa cultura material pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação” (CASTELLS, 2003: 67.). Usando um provedor Internet e um hardware para conectar-se, é possível obter e compartilhar qualquer informação, instantaneamente, de qualquer lugar, incentivando “uma revolução tecnológica centrada no processamento de informação, na geração do conhecimento e nas tecnologias da informação”. Nesse novo estágio de desenvolvimento social, existe uma capacidade quase ilimitada para armazenar conhecimento e para acessar a informação gerada pelos demais (CASTELLS, 2001: I: 32) As novas tecnologias possibilitam o acesso à matéria-prima do conhecimento, disponibilizando as informações na rede, porém informação não equivale a conhecimento. Por essa razão as ciências humanas e socais são fundamentais no processo formativo desses sujeitos, pois elas viabilizam uma abordagem transdisciplinar do social e de suas metodologias de tratamento informacional. 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