PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULA REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76986 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 1793 "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULA REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL DESDE 2020 VEM SOFRENDO DIFICULDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, POR?M A EDUCA??O DO PA?S N?O PODE PARAR, CONSEQUENTEMENTE NOVAS METODOLOGIAS SURGIRAM PARA AUXILIAR OS DOCENTES. PENSANDO NISTO O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER UMA SEQU?NCIA DID?TICA DE FORMA REMOTA PARA O ENSINO DE QU?MICA ORG?NICA NO ?LTIMO ANO DO ENSINO M?DIO UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS EM UMA ABORDAGEM TEM?TICA. A EXECU??O DA PROPOSTA FOI CONDUZIDA VIA GOOGLE MEET ONDE INICIALMENTE FOI APLICADO UM QUESTION?RIO AFIM DE COLETAR DADOS DO CONHECIMENTO PR?VIO DOS ALUNOS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS. A PARTIR DESTAS INFORMA??ES FORAM DESENVOLVIDAS OFICINA TEM?TICAS DE FUN??ES ORG?NICAS TOMANDO COMO EIXO AS PLANTAS MEDICINAIS, J? CONHECIDAS PELOS ALUNOS, E OS SEUS PRINC?PIOS ATIVOS, AO FIM DAS OFICINAS FORAM APLICADOS QUIZZES AVALIATIVOS VERIFICANDO UMA EVOLU??O SIGNIFICATIVA DO APRENDIZADO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA. AO FINAL DO DESENVOLVIMENTO DE TODA A SEQU?NCIA DID?TICA PROPOSTA, REALIZOU-SE A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO DE AVALIA??O DA METODOLOGIA UTILIZADA, A QUAL FOI AVALIADA POSITIVAMENTE POR MAIS DE 90% DA TURMA. A PROPOSTA TORNOU O APRENDIZADO DE QU?MICA AINDA MAIS EMPOLGANTE, CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR, MINIMIZANDO OS DANOS CAUSADOS AO ENSINO DE CI?NCIAS NUM CONTEXTO DE CARGA HORARIA REDUZIDA E ENSINO REMOTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PLANTAS MEDICINAIS, METODOLOGIA DE ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1793_11102021184149.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURI ANIEL DOS SANTOS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "NÃO TENHO!" "autor_email" => "agnetht@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76986 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 1793 "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULA REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL DESDE 2020 VEM SOFRENDO DIFICULDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, POR?M A EDUCA??O DO PA?S N?O PODE PARAR, CONSEQUENTEMENTE NOVAS METODOLOGIAS SURGIRAM PARA AUXILIAR OS DOCENTES. PENSANDO NISTO O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER UMA SEQU?NCIA DID?TICA DE FORMA REMOTA PARA O ENSINO DE QU?MICA ORG?NICA NO ?LTIMO ANO DO ENSINO M?DIO UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS EM UMA ABORDAGEM TEM?TICA. A EXECU??O DA PROPOSTA FOI CONDUZIDA VIA GOOGLE MEET ONDE INICIALMENTE FOI APLICADO UM QUESTION?RIO AFIM DE COLETAR DADOS DO CONHECIMENTO PR?VIO DOS ALUNOS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS. A PARTIR DESTAS INFORMA??ES FORAM DESENVOLVIDAS OFICINA TEM?TICAS DE FUN??ES ORG?NICAS TOMANDO COMO EIXO AS PLANTAS MEDICINAIS, J? CONHECIDAS PELOS ALUNOS, E OS SEUS PRINC?PIOS ATIVOS, AO FIM DAS OFICINAS FORAM APLICADOS QUIZZES AVALIATIVOS VERIFICANDO UMA EVOLU??O SIGNIFICATIVA DO APRENDIZADO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA. AO FINAL DO DESENVOLVIMENTO DE TODA A SEQU?NCIA DID?TICA PROPOSTA, REALIZOU-SE A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO DE AVALIA??O DA METODOLOGIA UTILIZADA, A QUAL FOI AVALIADA POSITIVAMENTE POR MAIS DE 90% DA TURMA. A PROPOSTA TORNOU O APRENDIZADO DE QU?MICA AINDA MAIS EMPOLGANTE, CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR, MINIMIZANDO OS DANOS CAUSADOS AO ENSINO DE CI?NCIAS NUM CONTEXTO DE CARGA HORARIA REDUZIDA E ENSINO REMOTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PLANTAS MEDICINAIS, METODOLOGIA DE ENSINO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1793_11102021184149.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YURI ANIEL DOS SANTOS VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "NÃO TENHO!" "autor_email" => "agnetht@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }