COMPREENDER A CULTURA AMAZÔNICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SIGNIFICA TER FERRAMENTAS QUE INTER-RELACIONEM AS DIVERSAS DISCIPLINAS, CONTRIBUINDO PARA QUE O ALUNO CONHEÇA A SUA PRÓPRIA REGIONALIDADE E CONSEQUENTEMENTE SUA CULTURA. ASSIM, O PRESENTE ARTIGO DE ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL OBJETIVA REFLETIR SOBRE OS CONCEITOS DE INTERDISCIPLINARIDADE, VISANDO TAMBÉM CONTEMPLAR A CULTURA AMAZONENSE ENQUANTO FONTE DE ENSINO E PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA TANTO, EVIDENCIAMOS ALGUMAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES, QUE PODEM SER INSERIDAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO A CULTURA AMAZÔNICA, ESPECIALMENTE COM NOSSAS TOADAS, LENDAS E COSTUMES, QUE DÃO AO ENSINO A REGIONALIDADE NECESSÁRIA PARA QUE O ALUNO CONHEÇA SUA PRÓPRIA ORIGEM. UMA VEZ QUE ATRAVÉS DO ACESSO A NOSSA CULTURA PODEMOS CONSTRUIR PONTES ENTRE AS DIFERENTES DISCIPLINAS DO CURRÍCULO, UTILIZANDO O CONHECIMENTO DA NOSSA REGIÃO E DE TODA A RIQUEZA QUE NELA EXISTE, OPORTUNIZANDO O EXERCÍCIO REFLEXIVO SOBRE TUDO O QUE NOS CERCA, EM ESPECIAL, A NOSSA NATUREZA QUE VEM SENDO DEVASTADA.