UM DOS MÉTODOS UTILIZADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SÃO AS AULAS PRÁTICAS, CAPAZES DE
DESPERTAR A CURIOSIDADE PELA CIÊNCIA PELOS ALUNOS, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO
CONHECIMENTO. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, FOI NECESSÁRIA UMA ADAPTAÇÃO AS DIRETRIZES
EDUCACIONAIS QUE ESTAVAM EM VIGOR, E O ENSINO REMOTO FOI ADOTADO COMO ALTERNATIVA PARA
SUPRIR A FALTA DAS AULAS PRESENCIAIS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI VERIFICAR COMO ESTÁ SENDO O
PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA
NATUREZA NO FORMATO REMOTO NA OPINIÃO DOS DISCENTES. PRODUZIU-SE UM QUESTIONÁRIO COM DEZ
QUESTÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS NO FORMULÁRIO ELETRÔNICO (GOOGLE FORMS). AS COLETAS DE DADOS
OCORRERAM ENTRE OS MESES MAIO A JULHO DE 2021. FORAM ENTREVISTADOS 24 ALUNOS DO CAMPUS
UNIVERSITÁRIO DE TERESINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. CONFORME OS DADOS ANALISADOS,
CERCA DE 80% CONCORDAM QUE A ATUAL DIRETRIZ DE ENSINO REMOTO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM SUAS
RESPECTIVAS REALIDADES, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES SÃO VOLTADAS PARA O ENSINO
PRESENCIAL, EM DECORRÊNCIA DE QUE MUITOS DOCENTES NÃO TIVERAM FORMAÇÃO PARA LIDAREM COM O
ENSINO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS VIRTUAIS. OS ESTUDANTES RELATARAM DIFICULDADES EM SE ADAPTAR À
NOVA REALIDADE, A FALTA DE ACESSO À INTERNET É O PRINCIPAL OBSTÁCULO ENFRENTADO, ENTRETANTO,
FORAM APRESENTADAS ALGUMAS VANTAGENS COMO A COMODIDADE DE ESTUDAR EM CASA. ESTA PESQUISA
DEMONSTRA A FALTA DE INFRAESTRUTURA PARA A UTILIZAÇÃO DA REDE REMOTA DE ENSINO DURANTE A
PANDEMIA.