ARAUJO, Maria Catarina Ananias De. Platão: um crítico do ensino sofista. Anais do VI CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76886>. Acesso em: 23/11/2024 11:01
O PRESENTE ESTUDO VERSA SOBRE A FORMA DE ENSINAR DOS SOFISTAS, ESMIUÇADA POR PLATÃO, NO DIÁLOGO GÓRGIAS, COM O INTUITO DE ANALISAR A CRÍTICA DO AUTOR AO MÉTODO EDUCACIONAL DOS SOFISTAS, CONHECIDO COMO RETÓRICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO HUMANA. NA VISÃO PLATÔNICA, OS SOFISTAS NÃO PROMOVIAM UM ENSINO EMBASADO NO CONHECIMENTO VERDADEIRO, LIMITAVAM AO ENSINO DA ARTE DE FALAR BEM, ESSA FORMA DE ENSINO NÃO PROMOVE, SEGUNDO PLATÃO, O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO FILOSÓFICA APROFUNDADA QUE TRANSFORMA A PERCEPÇÃO DA REALIDADE DOS HOMENS, A CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO ESVAZIADA DE VALORES, COMO ENSINAVAM OS SOFISTAS SÓ CONTRIBUÍA PARA CORRUÇÃO DOS JOVENS ATENIENSES E POR ESSE MOTIVO MERECIA SER REPUDIADA. PARA DESENVOLVER ESSA PESQUISA RECORREMOS A LEITURA DAS OBRAS GÓRGIAS E FEDRO DE PLATÃO, ALÉM DE PESQUISADORES RENOMADOS NA ÁREA DE FILOSOFIA ANTIGA E PENSAMENTO PLATÔNICO TAIS COMO: JAEGER(2003) GUTHRIE (1995) JEANNIÈRE (1994) ENTRE OUTROS. A FORMAÇÃO RETÓRICA, COMO UM TIPO DE DISCURSO QUE OBJETIVA APENAS PERSUASÃO NÃO PODE SER VISTO CM FORMA DE EDUCAR PRA O CONSTANTE DO APERFEIÇOAMENTO.