ESTE ARTIGO DIALOGA COM ANTERIOR TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADO “O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA TERRA LIVRE: UMA ANÁLISE DE 1996 A 2006”, NA MEDIDA EM QUE SEQUENCIA SUA PERIODIZAÇÃO, PASSANDO AGORA PARA A ANÁLISE DOS ARTIGOS DE 2007 A 2020. TRATA-SE DE UMA PESQUISA PAUTADA NO ESTADO DA ARTE. PRIMEIRAMENTE REALIZAMOS UM LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DA REVISTA TERRA LIVRE -VINCULADA À ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS (AGB)- QUE CONTINHAM EM SEU TÍTULO OU RESUMO ALGUMA PALAVRA OU EXPRESSÃO QUE SE REMETE AO ENSINO DE GEOGRAFIA E EM SEGUIDA CATEGORIZAMOS OS TRABALHOS ENCONTRADOS, DE ACORDO COM CAVALCANTI (1995), EM RELAÇÃO ÀS TEMÁTICAS DE ENSINO ABORDADAS. PROCURAMOS ELENCAR ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E CONTEXTUAIS DOS TRABALHOS PARA EVIDENCIAR MOVIMENTOS NA PRODUÇÃO DO PENSAMENTO EM ENSINO DE GEOGRAFIA AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS.