Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE IMAGÉTICA SOBRE A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA HISTOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: TECIDOS, IMAGÉTICO, MANUAIS DE ENSINO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, TEORIA MULTIMÍDIA Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76942
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 189
    "inscrito_id" => 2228
    "titulo" => "ANÁLISE IMAGÉTICA SOBRE A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA HISTOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => """
      LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA COMUMENTE CONTÊM IMAGENS QUE OBJETIVAM FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REDUZINDO ABSTRAÇÃO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS DE DIFÍCIL VISUALIZAÇÃO, COMO A HISTOLOGIA. NO BRASIL, QUASE 50% NÃO POSSUEM UM LABORATÓRIO PARA AULAS PRÁTICAS, O QUE ESTIMULA O USO DO LIVRO COMO PRINCIPAL ALIADO DO PROFESSOR. EM VISTA DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ABORDAGEM IMAGÉTICA DO CONTEÚDO DE HISTOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA (TCAM). ELA ESTABELECE PRINCÍPIOS PARA MENSURAR O VALOR DIDÁTICO DAS IMAGENS E IDENTIFICAR POSSÍVEIS EQUÍVOCOS.  PARA A PESQUISA SELECIONAMOS SEIS LIVROS DA ATUAL COLEÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A PARTIR DA TCAM CLASSIFICAMOS AS IMAGENS PRESENTES NO CONTEÚDO DE HISTOLOGIA EM VALOR NÃO DIDÁTICO E VALOR DIDÁTICO. AS IMAGENS DE VD FORAM ANALISADAS DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DE COERÊNCIA, SINALIZAÇÃO E CONTIGUIDADE ESPACIAL E ALGUMAS APRESENTARAM EQUÍVOCOS, VIOLANDO TAIS PRINCÍPIOS. ASSIM, É NECESSÁRIO QUE OS IDEALIZADORES DESSE RECURSO DE APOIO DIDÁTICO ESTEJAM ATENTOS EM SUA ELABORAÇÃO E NA ADIÇÃO DE ILUSTRAÇÕES QUE CONTENHAM IDEIAS ERRÔNEAS, QUE AS TORNEM NUMA BARREIRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: TECIDOS. IMAGÉTICO. MANUAIS DE ENSINO. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. TEORIA MULTIMÍDIA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "TECIDOS, IMAGÉTICO, MANUAIS DE ENSINO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, TEORIA MULTIMÍDIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2228_29092021184219.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE SILVA"
    "autor_email" => "jaquelinesdm2012@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76942
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 189
    "inscrito_id" => 2228
    "titulo" => "ANÁLISE IMAGÉTICA SOBRE A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA HISTOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => """
      LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA COMUMENTE CONTÊM IMAGENS QUE OBJETIVAM FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REDUZINDO ABSTRAÇÃO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS DE DIFÍCIL VISUALIZAÇÃO, COMO A HISTOLOGIA. NO BRASIL, QUASE 50% NÃO POSSUEM UM LABORATÓRIO PARA AULAS PRÁTICAS, O QUE ESTIMULA O USO DO LIVRO COMO PRINCIPAL ALIADO DO PROFESSOR. EM VISTA DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ABORDAGEM IMAGÉTICA DO CONTEÚDO DE HISTOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA (TCAM). ELA ESTABELECE PRINCÍPIOS PARA MENSURAR O VALOR DIDÁTICO DAS IMAGENS E IDENTIFICAR POSSÍVEIS EQUÍVOCOS.  PARA A PESQUISA SELECIONAMOS SEIS LIVROS DA ATUAL COLEÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A PARTIR DA TCAM CLASSIFICAMOS AS IMAGENS PRESENTES NO CONTEÚDO DE HISTOLOGIA EM VALOR NÃO DIDÁTICO E VALOR DIDÁTICO. AS IMAGENS DE VD FORAM ANALISADAS DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DE COERÊNCIA, SINALIZAÇÃO E CONTIGUIDADE ESPACIAL E ALGUMAS APRESENTARAM EQUÍVOCOS, VIOLANDO TAIS PRINCÍPIOS. ASSIM, É NECESSÁRIO QUE OS IDEALIZADORES DESSE RECURSO DE APOIO DIDÁTICO ESTEJAM ATENTOS EM SUA ELABORAÇÃO E NA ADIÇÃO DE ILUSTRAÇÕES QUE CONTENHAM IDEIAS ERRÔNEAS, QUE AS TORNEM NUMA BARREIRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: TECIDOS. IMAGÉTICO. MANUAIS DE ENSINO. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. TEORIA MULTIMÍDIA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "TECIDOS, IMAGÉTICO, MANUAIS DE ENSINO, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, TEORIA MULTIMÍDIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2228_29092021184219.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAQUELINE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAQUELINE SILVA"
    "autor_email" => "jaquelinesdm2012@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA COMUMENTE CONTÊM IMAGENS QUE OBJETIVAM FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REDUZINDO ABSTRAÇÃO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS DE DIFÍCIL VISUALIZAÇÃO, COMO A HISTOLOGIA. NO BRASIL, QUASE 50% NÃO POSSUEM UM LABORATÓRIO PARA AULAS PRÁTICAS, O QUE ESTIMULA O USO DO LIVRO COMO PRINCIPAL ALIADO DO PROFESSOR. EM VISTA DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ABORDAGEM IMAGÉTICA DO CONTEÚDO DE HISTOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA (TCAM). ELA ESTABELECE PRINCÍPIOS PARA MENSURAR O VALOR DIDÁTICO DAS IMAGENS E IDENTIFICAR POSSÍVEIS EQUÍVOCOS. PARA A PESQUISA SELECIONAMOS SEIS LIVROS DA ATUAL COLEÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A PARTIR DA TCAM CLASSIFICAMOS AS IMAGENS PRESENTES NO CONTEÚDO DE HISTOLOGIA EM VALOR NÃO DIDÁTICO E VALOR DIDÁTICO. AS IMAGENS DE VD FORAM ANALISADAS DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DE COERÊNCIA, SINALIZAÇÃO E CONTIGUIDADE ESPACIAL E ALGUMAS APRESENTARAM EQUÍVOCOS, VIOLANDO TAIS PRINCÍPIOS. ASSIM, É NECESSÁRIO QUE OS IDEALIZADORES DESSE RECURSO DE APOIO DIDÁTICO ESTEJAM ATENTOS EM SUA ELABORAÇÃO E NA ADIÇÃO DE ILUSTRAÇÕES QUE CONTENHAM IDEIAS ERRÔNEAS, QUE AS TORNEM NUMA BARREIRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES. PALAVRAS-CHAVE: TECIDOS. IMAGÉTICO. MANUAIS DE ENSINO. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. TEORIA MULTIMÍDIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.