LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA COMUMENTE CONTÊM IMAGENS QUE OBJETIVAM FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM REDUZINDO ABSTRAÇÃO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS DE DIFÍCIL VISUALIZAÇÃO, COMO A HISTOLOGIA. NO BRASIL, QUASE 50% NÃO POSSUEM UM LABORATÓRIO PARA AULAS PRÁTICAS, O QUE ESTIMULA O USO DO LIVRO COMO PRINCIPAL ALIADO DO PROFESSOR. EM VISTA DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ABORDAGEM IMAGÉTICA DO CONTEÚDO DE HISTOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA (TCAM). ELA ESTABELECE PRINCÍPIOS PARA MENSURAR O VALOR DIDÁTICO DAS IMAGENS E IDENTIFICAR POSSÍVEIS EQUÍVOCOS. PARA A PESQUISA SELECIONAMOS SEIS LIVROS DA ATUAL COLEÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A PARTIR DA TCAM CLASSIFICAMOS AS IMAGENS PRESENTES NO CONTEÚDO DE HISTOLOGIA EM VALOR NÃO DIDÁTICO E VALOR DIDÁTICO. AS IMAGENS DE VD FORAM ANALISADAS DE ACORDO COM OS PRINCÍPIOS DE COERÊNCIA, SINALIZAÇÃO E CONTIGUIDADE ESPACIAL E ALGUMAS APRESENTARAM EQUÍVOCOS, VIOLANDO TAIS PRINCÍPIOS. ASSIM, É NECESSÁRIO QUE OS IDEALIZADORES DESSE RECURSO DE APOIO DIDÁTICO ESTEJAM ATENTOS EM SUA ELABORAÇÃO E NA ADIÇÃO DE ILUSTRAÇÕES QUE CONTENHAM IDEIAS ERRÔNEAS, QUE AS TORNEM NUMA BARREIRA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES.
PALAVRAS-CHAVE: TECIDOS. IMAGÉTICO. MANUAIS DE ENSINO. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. TEORIA MULTIMÍDIA.