ESTE ESTUDO BUSCOU ANALISAR AS TENDÊNCIAS ACERCA DE ESTUDOS QUE ENVOLVEM APRENDIZAGENS A
PARTIR DE PROBLEMAS, EM TRABALHOS PUBLICADOS NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA
(ENEQ), NO PERÍODO DE 2000 A 2018. PERSPECTIVAS QUE ABORDAM APRENDIZAGEM A PARTIR DE
PROBLEMAS TÊM A POTENCIALIDADE DE TORNAR O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS ALGO MAIS ATRATIVO E
DINÂMICO. A METODOLOGIA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, FOCANDO EM ASPECTOS BIBLIOGRÁFICOS,
TEÓRICOS E METODOLÓGICOS NOS TRABALHOS DISPOSTOS NOS ANAIS DO ENEQ. OS RESULTADOS APONTAM
O CRESCIMENTO DO USO DE APRENDIZAGENS A PARTIR DE PROBLEMAS EM TERMOS DE PESQUISAS
APLICADAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO. EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS TEÓRICOS, SUGERE-SE QUE UMA
DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS É A PARTIR DO USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DA APRENDIZAGEM
BASEADA EM PROBLEMAS. JÁ OS ASPECTOS METODOLÓGICOS ASSINALAM-SE PARA O USO DE
INTERVENÇÕES DIDÁTICAS E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS, TANTO EM SALA DE AULA QUANTO EM
LABORATÓRIOS, OBJETIVANDO O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E PROTAGONISMO DO DISCENTE.