AULAS REMOTAS DE QUÍMICA ORGÂNICA: CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76967 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 2024 "titulo" => "AULAS REMOTAS DE QUÍMICA ORGÂNICA: CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O CENÁRIO TECNOLÓGICO EM QUE A SOCIEDADE ESTÁ INSERIDA INFLUENCIOU OS MAIS VARIADOS SETORES. NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO NÃO PODERIA SER DIFERENTE. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 E COM BASE NAS INFORMAÇÕES DIVULGADAS POR MEIO DOS ÓRGÃOS DO SETOR DE SAÚDE, AS ENTIDADES EDUCACIONAIS DOS DIFERENTES NÍVEIS TIVERAM QUE ADOTAR O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. NESTA PERSPECTIVA, A LITERATURA CIENTIFICA REPORTOU QUE VÁRIOS EDUCADORES SE DISPUSERAM A SE REINVENTAR PARA UTILIZAR NOVAS TECNOLOGIAS, COM A FINALIDADE DE ADAPTAÇÃO À ATUAL REALIDADE. EM VIRTUDE DISSO, A MIGRAÇÃO DOS PROFESSORES E ESTUDANTES PARA O ENSINO REMOTO TROUXE NOVAS PROVOCAÇÕES, OCASIONADAS PELA ADOÇÃO DE VÁRIAS METODOLOGIAS. É PERCEPTÍVEL QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA QUE ABARCA TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO. DIANTE DO EXPOSTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUE ESTAVAM CURSANDO O COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA ORGÂNICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO COM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS ATRELADAS À METODOLOGIA USADA DURANTE O PERÍODO LETIVO. A PESQUISA CONTOU COM A COLABORAÇÃO DE 52 DISCENTES QUE ESTAVAM MATRICULADOS NO COMPONENTE CURRICULAR. AO SE CONSIDERAREM OS RESULTADOS DAS ANÁLISES, OBSERVOU-SE QUE A MAIORIA DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE USAVAM O NOTEBOOK E CELULAR PARA ASSISTIR AS AULAS, BEM COMO DEMOSTRARAM QUE A METODOLOGIA UTILIZADA FOI EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, METODOLOGIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2024_30092021100159.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO EDUARDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "diegoeduardo018@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76967 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 2024 "titulo" => "AULAS REMOTAS DE QUÍMICA ORGÂNICA: CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O CENÁRIO TECNOLÓGICO EM QUE A SOCIEDADE ESTÁ INSERIDA INFLUENCIOU OS MAIS VARIADOS SETORES. NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO NÃO PODERIA SER DIFERENTE. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19 E COM BASE NAS INFORMAÇÕES DIVULGADAS POR MEIO DOS ÓRGÃOS DO SETOR DE SAÚDE, AS ENTIDADES EDUCACIONAIS DOS DIFERENTES NÍVEIS TIVERAM QUE ADOTAR O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. NESTA PERSPECTIVA, A LITERATURA CIENTIFICA REPORTOU QUE VÁRIOS EDUCADORES SE DISPUSERAM A SE REINVENTAR PARA UTILIZAR NOVAS TECNOLOGIAS, COM A FINALIDADE DE ADAPTAÇÃO À ATUAL REALIDADE. EM VIRTUDE DISSO, A MIGRAÇÃO DOS PROFESSORES E ESTUDANTES PARA O ENSINO REMOTO TROUXE NOVAS PROVOCAÇÕES, OCASIONADAS PELA ADOÇÃO DE VÁRIAS METODOLOGIAS. É PERCEPTÍVEL QUE A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA QUE ABARCA TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO. DIANTE DO EXPOSTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUE ESTAVAM CURSANDO O COMPONENTE CURRICULAR DE QUÍMICA ORGÂNICA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR, APLICANDO UM QUESTIONÁRIO COM A FINALIDADE DE IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS ATRELADAS À METODOLOGIA USADA DURANTE O PERÍODO LETIVO. A PESQUISA CONTOU COM A COLABORAÇÃO DE 52 DISCENTES QUE ESTAVAM MATRICULADOS NO COMPONENTE CURRICULAR. AO SE CONSIDERAREM OS RESULTADOS DAS ANÁLISES, OBSERVOU-SE QUE A MAIORIA DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE USAVAM O NOTEBOOK E CELULAR PARA ASSISTIR AS AULAS, BEM COMO DEMOSTRARAM QUE A METODOLOGIA UTILIZADA FOI EFICIENTE NO PROCESSO DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, METODOLOGIAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2024_30092021100159.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO EDUARDO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "diegoeduardo018@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }