ESTE ARTIGO PROPÕE ATRAVÉS DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA ROMPER COM OS SILENCIAMENTOS DO CURRÍCULO,
ATRAVÉS DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOCIOLÓGICA, ACERCA DA LITERATURA DA MULHER SERTANEJA, TENDO EM VISTA
OS INÚMEROS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, MAS QUE SIRVA COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA, EM OPOSIÇÃO A
EDUCAÇÃO ANTIDEMOCRÁTICA, CONTRA HEGEMÔNICA E AUTORITÁRIA. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É
COMPREENDER COMO A LITERATURA DE MULHERES SERTANEJAS PODE SER UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE ENSINO DE
SOCIOLOGIA. NESSE SENTIDO, IREMOS UTILIZAR A ABORDAGEM QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA, ATRAVÉS DA PESQUISA
PARTICIPANTE, NO QUE CONCERNE O REFERENCIAL TEÓRICO FOI FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DE SILVA (2014), ARROYO
(2015 E 2013), JACOMEL E PAGOTO (2009), ENTRE OUTROS. TRAZER A LITERATURA DA MULHER SERTANEJA PARA DENTRO
DA SALA DE AULA É ROMPE COM A CENTRALIDADE DE GÊNERO E COM O SILENCIAMENTO E INVISIBILIDADES DO
CURRÍCULO DENTRO UM TERRITÓRIO DE DISPUTA.