SILÊNCIOS NO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA: A LITERATURA DE MULHERES SERTANEJAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76858 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 1843 "titulo" => "SILÊNCIOS NO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA: A LITERATURA DE MULHERES SERTANEJAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA" "resumo" => """ ESTE ARTIGO PROPÕE ATRAVÉS DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA ROMPER COM OS SILENCIAMENTOS DO CURRÍCULO,\r\n ATRAVÉS DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOCIOLÓGICA, ACERCA DA LITERATURA DA MULHER SERTANEJA, TENDO EM VISTA\r\n OS INÚMEROS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, MAS QUE SIRVA COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA, EM OPOSIÇÃO A\r\n EDUCAÇÃO ANTIDEMOCRÁTICA, CONTRA HEGEMÔNICA E AUTORITÁRIA. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É\r\n COMPREENDER COMO A LITERATURA DE MULHERES SERTANEJAS PODE SER UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE ENSINO DE\r\n SOCIOLOGIA. NESSE SENTIDO, IREMOS UTILIZAR A ABORDAGEM QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA, ATRAVÉS DA PESQUISA\r\n PARTICIPANTE, NO QUE CONCERNE O REFERENCIAL TEÓRICO FOI FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DE SILVA (2014), ARROYO\r\n (2015 E 2013), JACOMEL E PAGOTO (2009), ENTRE OUTROS. TRAZER A LITERATURA DA MULHER SERTANEJA PARA DENTRO\r\n DA SALA DE AULA É ROMPE COM A CENTRALIDADE DE GÊNERO E COM O SILENCIAMENTO E INVISIBILIDADES DO\r\n CURRÍCULO DENTRO UM TERRITÓRIO DE DISPUTA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, LITERATURA DA MULHER SERTANEJA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA103_ID1843_16082021152546.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELLE CRISTINA DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "MANÚ" "autor_email" => "fernandeselle30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG/CDSA CAMPUS SUMÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76858 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 1843 "titulo" => "SILÊNCIOS NO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA: A LITERATURA DE MULHERES SERTANEJAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA" "resumo" => """ ESTE ARTIGO PROPÕE ATRAVÉS DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA ROMPER COM OS SILENCIAMENTOS DO CURRÍCULO,\r\n ATRAVÉS DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOCIOLÓGICA, ACERCA DA LITERATURA DA MULHER SERTANEJA, TENDO EM VISTA\r\n OS INÚMEROS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS, MAS QUE SIRVA COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA, EM OPOSIÇÃO A\r\n EDUCAÇÃO ANTIDEMOCRÁTICA, CONTRA HEGEMÔNICA E AUTORITÁRIA. ASSIM, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É\r\n COMPREENDER COMO A LITERATURA DE MULHERES SERTANEJAS PODE SER UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE ENSINO DE\r\n SOCIOLOGIA. NESSE SENTIDO, IREMOS UTILIZAR A ABORDAGEM QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA, ATRAVÉS DA PESQUISA\r\n PARTICIPANTE, NO QUE CONCERNE O REFERENCIAL TEÓRICO FOI FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DE SILVA (2014), ARROYO\r\n (2015 E 2013), JACOMEL E PAGOTO (2009), ENTRE OUTROS. TRAZER A LITERATURA DA MULHER SERTANEJA PARA DENTRO\r\n DA SALA DE AULA É ROMPE COM A CENTRALIDADE DE GÊNERO E COM O SILENCIAMENTO E INVISIBILIDADES DO\r\n CURRÍCULO DENTRO UM TERRITÓRIO DE DISPUTA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA, LITERATURA DA MULHER SERTANEJA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA103_ID1843_16082021152546.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUELLE CRISTINA DA SILVA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "MANÚ" "autor_email" => "fernandeselle30@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG/CDSA CAMPUS SUMÉ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }