O PRESENTE ESTUDO TRATA DAS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS PELOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, EDITAL 2020/2022, NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO. TAIS RESULTADOS PODEM NOS DAR INDÍCIOS DE COMO AS INTERVENÇÕES ESTÃO SENDO CONDUZIDAS E SE O LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS ESTÁ SENDO ALCANÇADO MESMO COM AS AULAS ACONTECENDO DE FORMA REMOTA. PARA COLETA DE DADOS, OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. PARTICIPARAM DA PESQUISA OS BOLSISTAS DO REFERIDO PROGRAMA DOS SUBPROJETOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O PROGRAMA APRESENTA UM IMPORTANTE PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, E CONSEQUENTEMENTE PROMOÇÃO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS, OU SEJA, A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, MESMO NESSE MODELO DE AULA REMOTA.