MUITOS DE NOSSOS ESTUDANTES AO INICIAREM O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL, EM ESPECIAL OS POLIEDROS PLATÔNICOS, EM SUA MAIORIA APRESENTAM DIFICULDADES NA COMPREENSÃO E PRINCIPALMENTE NA VISUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS, PROPRIEDADES E RELAÇÕES PRESENTES NOS SÓLIDOS. ENTÃO QUE ALTERNATIVAS OS PROFESSORES PODERÃO UTILIZAR PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES? TENDO CONHECIMENTO DESTAS DIFICULDADES, PROCURAMOS BUSCAR ALTERNATIVAS QUE PUDESSEM AUXILIAR OS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO, E DEPOIS DE ALGUMAS PESQUISAS REALIZADAS UMA DAS FERRAMENTAS ENCONTRADAS FOI O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS PARA AUXILIAREM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS POLIEDROS DE PLATÃO. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL AMPLIAR A PERCEPÇÃO GEOMÉTRICA E MELHORAR A VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL DOS SÓLIDOS ESTUDADOS. PARA ISSO, REALIZAMOS A APLICAÇÃO DE UM TESTE DIAGNÓSTICO ONDE PODEMOS AVALIAR INICIALMENTE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES DO 3º ANO DA ESCOLA MALAQUIAS CARDOSO ARAGÃO LOCALIZADA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – PE, E POSTERIORMENTE COM EMPREGO DOS MATERIAIS CONSTRUÍDOS PELOS MESMOS E COM INTERVENÇÃO DO PROFESSOR RELACIONANDO O CONTEÚDO TRABALHADO COM O MATERIAL DESENVOLVIDO. APÓS A INTERVENÇÃO FOI REAPLICADO O TESTE PARA VERIFICAR QUAIS OS CONHECIMENTOS FORAM ADQUIRIDOS PELOS ESTUDANTES. ONDE CONFIRMAMOS QUE AO TRABALHAR COM O MATERIAL CONCRETO, O MESMO POSSIBILITOU UM APROFUNDAMENTO NO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES, FAZENDO COM QUE ELES PUDESSEM RESOLVER PROBLEMAS QUE OUTRORA NÃO HAVIAM CONSEGUIDO. SEM FALAR QUE O USO DO MATERIAL PROPORCIONOU DINAMISMO EM SALA DE AULA, CHAMANDO A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES POR SER UMA FORMA DIFERENCIADA DE METODOLOGIA APLICADA, ONDE PERMITIU QUE A APRENDIZAGEM FOSSE DIVERTIDA E LÚDICA.