O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR UMA POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO DESENHO CAPITÃO PLANETA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, ANALISANDO A TEMÁTICA PRESENTE EM TRÊS EPISÓDIOS, COMPARANDO COM AS ORIENTAÇÕES DA BNCC, ASSIM COMO DISCUTIR SUA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA. A SÉRIE CAPITÃO PLANETA FOI O DESENHO ANIMADO CUJO INTUITO FOI O DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA TODO O MUNDO. O ENSINO DE CIÊNCIAS DEVE SER UTILIZADO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE UM ESTUDANTE, TORNANDO-O UM CIDADÃO ATUANTE E RESPONSÁVEL POR SUAS ATITUDES. A PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DE COLETAS QUALITATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS. APÓS UMA ANÁLISE DA BNCC É POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA DADA ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS EM SUAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. APÓS O ESTUDO DOS EPISÓDIOS E DA BNCC FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A PRESENÇA DOS TEMAS DOS ENREDOS EM UNIDADES TEMÁTICAS, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES ESPECÍFICAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA VOLTADO PARA SÉRIES INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. QUANDO O PROFESSOR ASSUME O PAPEL DE MOTIVADOR E DIFUSOR DE CONHECIMENTOS, IMPLEMENTAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA SEUS ESTUDANTES ACARRETA MAIS INTERESSE E A PARTICIPAÇÃO NA AULA MINISTRADA.