ESTE TRABALHO BUSCOU PROPORCIONAR A REFLEXÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, FOI REALIZADO ESTUDO DE
DOCUMENTOS OFICIAIS DA CIDADE DO RECIFE; FORAM SELECIONADOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM AFINS À
TEMÁTICA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO E FORAM DESENVOLVIDOS E APLICADOS
PLANOS DE AULA EM QUATRO TURMAS NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL MATIAS DE ALBUQUERQUE, LOCALIZADA NO
RECIFE, PERNAMBUCO. FORAM TRABALHADOS UM OBJETO DE CONHECIMENTO PARA CADA ETAPA DE ENSINO: FONTES
E TIPOS DE ENERGIA, NAS TURMAS DE 8ºANO; PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, NAS TURMAS DE 9º ANO. FORAM
UTILIZADOS GRÁFICOS E MAPAS DE TRÊS DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO RECIFE: PLANO
LOCAL DE AÇÃO CLIMÁTICA DA CIDADE DO RECIFE; ANÁLISE DE RISCOS E VULNERABILIDADES CLIMÁTICAS E
ESTRATÉGIA DE ADAPTAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RECIFE; INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA E
PEGADA HÍDRICA DO RECIFE. A TEMÁTICA MUDANÇAS CLIMÁTICAS FOI TRABALHADA AO FINAL DO ESTUDO DO OBJETO
DE CONHECIMENTO NO 8º ANO, COMO FORMA DE APROFUNDAR A APRENDIZAGEM E COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO
DO OBJETO DE CONHECIMENTO NO 9º ANO. EM AMBOS OS CASOS FOI PROPOSTO DEBATE COLETIVO, HORA PARA
SOLUCIONAR PROBLEMAS, ORA PARA COMPARAR CENÁRIOS E ANALISAR MEDIDAS DE MITIGAÇÃO. A PARTIR DAS
DISCUSSÕES GERADAS E TENDO SIDO PONTUADA EM DIVERSOS MOMENTOS A RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS QUE
VIVEM NO RECIFE TANTO NAS CAUSAS DO PROBLEMA CLIMÁTICO COMO NOS CAMINHOS PARA REVERTER O QUADRO, O
OBJETIVO GERAL FOI CONSIDERADO ALCANÇADO.