Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO DE CIÊNCIAS E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL: TRABALHANDO MUDANÇAS CLIMÁTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS A PARTIR DO CONTEXTO LOCAL

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, IMPACTOS SÓCIO AMBIENTAIS, EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL, Comunicação Oral (CO) AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa
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      ESTE TRABALHO BUSCOU PROPORCIONAR A REFLEXÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A RESPONSABILIDADE SOCIAL\r\n
      NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, FOI REALIZADO ESTUDO DE\r\n
      DOCUMENTOS OFICIAIS DA CIDADE DO RECIFE; FORAM SELECIONADOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM AFINS À\r\n
      TEMÁTICA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO E FORAM DESENVOLVIDOS E APLICADOS\r\n
      PLANOS DE AULA EM QUATRO TURMAS NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL MATIAS DE ALBUQUERQUE, LOCALIZADA NO\r\n
      RECIFE, PERNAMBUCO. FORAM TRABALHADOS UM OBJETO DE CONHECIMENTO PARA CADA ETAPA DE ENSINO: FONTES\r\n
      E TIPOS DE ENERGIA, NAS TURMAS DE 8ºANO; PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, NAS TURMAS DE 9º ANO. FORAM\r\n
      UTILIZADOS GRÁFICOS E MAPAS DE TRÊS DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO RECIFE: PLANO\r\n
      LOCAL DE AÇÃO CLIMÁTICA DA CIDADE DO RECIFE; ANÁLISE DE RISCOS E VULNERABILIDADES CLIMÁTICAS E\r\n
      ESTRATÉGIA DE ADAPTAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RECIFE; INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA E\r\n
      PEGADA HÍDRICA DO RECIFE. A TEMÁTICA MUDANÇAS CLIMÁTICAS FOI TRABALHADA AO FINAL DO ESTUDO DO OBJETO\r\n
      DE CONHECIMENTO NO 8º ANO, COMO FORMA DE APROFUNDAR A APRENDIZAGEM E COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO\r\n
      DO OBJETO DE CONHECIMENTO NO 9º ANO. EM AMBOS OS CASOS FOI PROPOSTO DEBATE COLETIVO, HORA PARA\r\n
      SOLUCIONAR PROBLEMAS, ORA PARA COMPARAR CENÁRIOS E ANALISAR MEDIDAS DE MITIGAÇÃO. A PARTIR DAS\r\n
      DISCUSSÕES GERADAS E TENDO SIDO PONTUADA EM DIVERSOS MOMENTOS A RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS QUE\r\n
      VIVEM NO RECIFE TANTO NAS CAUSAS DO PROBLEMA CLIMÁTICO COMO NOS CAMINHOS PARA REVERTER O QUADRO, O\r\n
      OBJETIVO GERAL FOI CONSIDERADO ALCANÇADO.
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Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO BUSCOU PROPORCIONAR A REFLEXÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS DO 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, FOI REALIZADO ESTUDO DE DOCUMENTOS OFICIAIS DA CIDADE DO RECIFE; FORAM SELECIONADOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM AFINS À TEMÁTICA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO E FORAM DESENVOLVIDOS E APLICADOS PLANOS DE AULA EM QUATRO TURMAS NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL MATIAS DE ALBUQUERQUE, LOCALIZADA NO RECIFE, PERNAMBUCO. FORAM TRABALHADOS UM OBJETO DE CONHECIMENTO PARA CADA ETAPA DE ENSINO: FONTES E TIPOS DE ENERGIA, NAS TURMAS DE 8ºANO; PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE, NAS TURMAS DE 9º ANO. FORAM UTILIZADOS GRÁFICOS E MAPAS DE TRÊS DOCUMENTOS NORTEADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO RECIFE: PLANO LOCAL DE AÇÃO CLIMÁTICA DA CIDADE DO RECIFE; ANÁLISE DE RISCOS E VULNERABILIDADES CLIMÁTICAS E ESTRATÉGIA DE ADAPTAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RECIFE; INVENTÁRIO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA E PEGADA HÍDRICA DO RECIFE. A TEMÁTICA MUDANÇAS CLIMÁTICAS FOI TRABALHADA AO FINAL DO ESTUDO DO OBJETO DE CONHECIMENTO NO 8º ANO, COMO FORMA DE APROFUNDAR A APRENDIZAGEM E COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO OBJETO DE CONHECIMENTO NO 9º ANO. EM AMBOS OS CASOS FOI PROPOSTO DEBATE COLETIVO, HORA PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS, ORA PARA COMPARAR CENÁRIOS E ANALISAR MEDIDAS DE MITIGAÇÃO. A PARTIR DAS DISCUSSÕES GERADAS E TENDO SIDO PONTUADA EM DIVERSOS MOMENTOS A RESPONSABILIDADE DAS PESSOAS QUE VIVEM NO RECIFE TANTO NAS CAUSAS DO PROBLEMA CLIMÁTICO COMO NOS CAMINHOS PARA REVERTER O QUADRO, O OBJETIVO GERAL FOI CONSIDERADO ALCANÇADO.

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