RESUMO
A SEXUALIDADE FAZ PARTE DA VIDA HUMANA E SUAS MANIFESTAÇÕES OCORREM POR TODA VIDA. ELA FAZ PARTE DAS ATITUDES DIÁRIAS COMO GESTOS, EXPRESSÕES E SE MANIFESTA DE DIVERSAS MANEIRAS EM DIFERENTES CULTURAS. ALÉM DISSO, A SEXUALIDADE TRATA DE QUESTÕES REFERENTES AO CORPO E A CONSTRUÇÕES SOCIAIS QUE ESTÃO RELACIONADOS A ELE. COMO UM ELEMENTO INERENTE AO DESENVOLVIMENTO HUMANO, A SEXUALIDADE TAMBÉM PERMEIA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU REALIZAR UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA SEXUALIDADE NAS ATAS DAS DUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES (XI – 2017 E XII – 2019) DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC). A PESQUISA TEVE NATUREZA QUALITATIVA E FOI EMPREGADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO, CATEGORIZAÇÃO TEMÁTICA. AO TODO, FORAM ANALISADOS 26 TRABALHOS PRESENTES NOS DOIS ANAIS DO EVENTO E CONSIDERADAS TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: 1) ESTADO DO CONHECIMENTO, REFLEXÕES E ESTUDOS TEÓRICOS; 2) PERCEPÇÕES/ CONCEPÇÕES/REPRESENTAÇÕES DOCENTES, DISCENTE E DO NÚCLEO FAMILIAR E; 3) MATERIAIS / ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E CURRÍCULO. APÓS A ANÁLISE CONSTATOU QUE EM COMPARAÇÃO COM OUTROS TEMAS EXISTEM POUCOS TRABALHOS RELACIONADOS À SEXUALIDADE NAS DUAS EDIÇÕES ANALISADAS DO ENPEC. OS AUTORES, EM GERAL, PREOCUPAM-SE EM REFERENCIAR SUAS PESQUISAS COM AS ORIENTAÇÕES DOS DOCUMENTOS OFICIAIS E REFORÇAM A LIMITAÇÃO DO TEMA NO ENSINO, POIS A ABORDAGEM DO TEMA NA PRÁTICA TEM CONSIDERADO ESSENCIALMENTE QUESTÕES BIOLÓGICAS. REFORÇAMOS A NECESSIDADE DE ABORDAGEM DA SEXUALIDADE CONSIDERANDO QUESTÕES SOCIAIS, AFETIVA, MULTICULTURAL E TAMBÉM FAZENDO USO DE UMA METODOLOGIA INTERDISCIPLINAR, BEM COMO A EXPANSÃO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA NO CAMPO.