TANTO A LEGISLA??O VIGENTE QUANTO A COMUNIDADE CIENT?FICA DIRECIONA PARA A NECESSIDADE DE MUDAN?A NO CEN?RIO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE F?SICA PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE ? DIMENS?O INVESTIGATIVA DADA A CI?NCIA A SUA IMPORT?NCIA NA SOCIEDADE PARA A FORMA??O DO CIDAD?O. DESSA FORMA, O LABORAT?RIO DID?TICO DESSE COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO M?DIO TENDE A FACILITAR A INCLUS?O DE DESSES CONCEITOS. NESSE SENTIDO, BUSCOU-SE IDENTIFICAR OS FATORES QUE T?M INFLUENCIADO A N?O UTILIZA??O DO LABORAT?RIO DID?TICO NAS ESCOLAS DESSE N?VEL DE ENSINO, DA REDE ESTADUAL NO MUNIC?PIO DE SENHOR DO BONFIM. REALIZOU-SE UMA PESQUISA EM TR?S ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DESTE MUNIC?PIO E COM ONZE PROFESSORES QUE MINISTRARAM AULAS DE F?SICA NELAS. PARA ISSO FORAM APLICADOS DOIS QUESTION?RIOS SEMIESTRUTURADOS, UM APLICADO NA SECRETARIA ESCOLAR E OUTRO AOS PROFESSORES. COMO RESULTADO, AL?M DA INSUFICI?NCIA NA UTILIZA??O DO LABORAT?RIO DID?TICO, INFLUENCIA PARA ISSO A SUPERLOTA??O DE ALUNOS POR TURMA, O D?FICIT DE TEMPO PARA CUMPRIR O PROGRAMA AGRAVADO PELO REGISTRO ERR?NEO DE CARGA HOR?RIA E A FORMA??O DOS PROFESSORES DISTINTA DA ?REA JUSTIFICANDO A FALTA DE CAPACITA??O PARA O UTILIZAR.