A PRESENTE PESQUISA AVALIA A RESPEITO DA APRENDIZAGEM EM UMA PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), NA INTERAÇÃO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS ENTRE POLUENTES DE INTERIORES. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO DURANTE O ENSINO REMOTO, POR PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE TEM COMO FOCO OPORTUNIZAR AOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA UMA APROXIMAÇÃO DA TEORIA COM A PRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. FOI APLICADO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) DIVIDIDAS EM ALGUNS MOMENTOS, INICIANDO COM UM LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS, ONDE ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE O TEMA GERADOR FORAM EXPOSTOS, ENTÃO, CONSEGUIMOS ABSORVER OS SABERES INICIAIS QUE OS ESTUDANTES TRAZIAM CONSIGO. EM SEGUIDA, APRESENTAMOS A POLUIÇÃO DE INTERIORES, OS ALUNOS SE MOSTRARAM INTERESSADOS E BASTANTE PARTICIPATIVOS. FOI DESENVOLVIDO OS TIPOS DE LIGAÇÕES QUÍMICAS, REGRA DO OCTETO, CAMADA DE VALÊNCIA, FORÇAS INTERMOLECULARES, ENFATIZANDO COM A PROPOSTA CTSA. POSTERIORMENTE EXPLICAMOS COMO FAZER UM MAPA MENTAL E COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI SOLICITADO QUE OS ALUNOS CONSTRUÍSSEM UM PARA O TEMA GERADOR. PARA FINALIZAR A SEQUÊNCIA, OS ALUNOS RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO PELO GOOGLE FORMULÁRIO, ONDE AVALIARAM A PROPOSTA DA SD. PARA A ANÁLISE DOS DADOS CONSIDERAMOS TODAS AS PARTICIPAÇÕES DOS ALUNOS DURANTE A SEQUÊNCIA, OS MAPAS MENTAIS E O QUESTIONÁRIO AVALIATIVO QUE FORAM INTERPRETADOS A LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO. PORTANTO, VERIFICOU-SE COM O DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA, A IMPORTÂNCIA DE NOVAS METODOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS, REFLEXIVOS E AUTÔNOMOS, MEDIANTE AS SITUAÇÕES EXPOSTAS NO COTIDIANO.