ESTE ARTIGO REALIZA UMA REFLEXÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DURANTE OS ANOS DE 1964 A 1985, PERÍODO EM QUE O PAÍS ESTEVE SUBMETIDO AOS DITAMES DA DITADURA MILITAR, PROBLEMATIZANDO AS REFORMAS EDUCACIONAIS REALIZADAS DURANTE ESSE PERÍODO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE SE FUNDAMENTA NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL DO PERÍODO EM QUESTÃO E NAS CONSIDERAÇÕES DE AUTORES TAIS COMO ARANHA (1996), SAVIANI (2008, 2011), ROMANELLI (2002), GHIRALDELLI JR. (2009), CUNHA (2002), GÓES (2002), DENTRE OUTROS, QUE SE DEDICARAM A TEMÁTICA EM QUESTÃO. CONSTATOU-SE QUE AS REFORMAS EDUCACIONAIS IMPLEMENTADAS PELO REGIME MILITAR (5.540/68 E 5.692/71) SUBMETEU A EDUCAÇÃO A UMA SÉRIE DE MEDIDAS, QUE PROVOCARAM MUDANÇAS NAS ESTRUTURAS DOS ENSINOS SUPERIOR E DE 1º E 2º GRAUS, ACARRETANDO CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA A QUALIDADE DO ENSINO.