Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AULA DE CAMPO COMO PROPOSTA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA., METODOLOGIA DO ENSINO, PESQUISA EM SALA DE AULA, PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM, Comunicação Oral (CO) AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77053
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 377
    "inscrito_id" => 2404
    "titulo" => """
      AULA DE CAMPO COMO PROPOSTA DE MEDIAÇÃO\r\n
      PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
      """
    "resumo" => """
      ESSE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE UMA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADE\r\n
      PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, QUE TÊM POR OBJETIVO RELATAR A PRÁTICA DA AULA DE CAMPO\r\n
      E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A REFLEXÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. É UM RELATO\r\n
      SUGESTIVO QUE VISA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA O DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA ELABORAÇÃO DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A ESTRATÉGICA PEDAGÓGICA SE\r\n
      BASEIA NA TÉCNICA DA AULA DE CAMPO, PROCEDIMENTO ESSE MUITO UTILIZADO EM DIVERSAS PROPOSTAS\r\n
      DIDÁTICAS DE VÁRIAS DISCIPLINAS ACADÊMICAS E ESCOLARES. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OBSERVAÇÃO\r\n
      DE CAMPO DAS ATIVIDADES E ANÁLISE QUALITATIVA DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA\r\n
      DA EEM PLÁCIDO ADERALDO CASTELO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU-CE, NA REGIÃO\r\n
      METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE. ESSA PROPOSTA DE ATIVIDADE VÊM SENDO DESENVOLVIDA DESDE\r\n
      2015 NA REFERIDA CIDADE, VERIFICA-SE NOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS\r\n
      SOCIOLÓGICOS, DESTACANDO A RELAÇÃO SUJEITO E CULTURA E A PRÁTICA DA METODOLOGIA DA OBSERVAÇÃO DE\r\n
      CAMPO COMO INSTRUMENTO NESSA RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA., METODOLOGIA DO ENSINO, PESQUISA EM SALA DE AULA, PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA103_ID2404_18102021193720.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILIO QUINTINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDILIO"
    "autor_email" => "ediliocs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG CDSA SUMÉ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77053
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 377
    "inscrito_id" => 2404
    "titulo" => """
      AULA DE CAMPO COMO PROPOSTA DE MEDIAÇÃO\r\n
      PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
      """
    "resumo" => """
      ESSE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE UMA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADE\r\n
      PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, QUE TÊM POR OBJETIVO RELATAR A PRÁTICA DA AULA DE CAMPO\r\n
      E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A REFLEXÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. É UM RELATO\r\n
      SUGESTIVO QUE VISA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA O DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA ELABORAÇÃO DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A ESTRATÉGICA PEDAGÓGICA SE\r\n
      BASEIA NA TÉCNICA DA AULA DE CAMPO, PROCEDIMENTO ESSE MUITO UTILIZADO EM DIVERSAS PROPOSTAS\r\n
      DIDÁTICAS DE VÁRIAS DISCIPLINAS ACADÊMICAS E ESCOLARES. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OBSERVAÇÃO\r\n
      DE CAMPO DAS ATIVIDADES E ANÁLISE QUALITATIVA DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA\r\n
      DA EEM PLÁCIDO ADERALDO CASTELO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU-CE, NA REGIÃO\r\n
      METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE. ESSA PROPOSTA DE ATIVIDADE VÊM SENDO DESENVOLVIDA DESDE\r\n
      2015 NA REFERIDA CIDADE, VERIFICA-SE NOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS\r\n
      SOCIOLÓGICOS, DESTACANDO A RELAÇÃO SUJEITO E CULTURA E A PRÁTICA DA METODOLOGIA DA OBSERVAÇÃO DE\r\n
      CAMPO COMO INSTRUMENTO NESSA RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA., METODOLOGIA DO ENSINO, PESQUISA EM SALA DE AULA, PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA103_ID2404_18102021193720.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILIO QUINTINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDILIO"
    "autor_email" => "ediliocs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG CDSA SUMÉ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

ESSE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DE UMA PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA, QUE TÊM POR OBJETIVO RELATAR A PRÁTICA DA AULA DE CAMPO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A REFLEXÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. É UM RELATO SUGESTIVO QUE VISA CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA O DOCENTE DE SOCIOLOGIA NA ELABORAÇÃO DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. A ESTRATÉGICA PEDAGÓGICA SE BASEIA NA TÉCNICA DA AULA DE CAMPO, PROCEDIMENTO ESSE MUITO UTILIZADO EM DIVERSAS PROPOSTAS DIDÁTICAS DE VÁRIAS DISCIPLINAS ACADÊMICAS E ESCOLARES. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A OBSERVAÇÃO DE CAMPO DAS ATIVIDADES E ANÁLISE QUALITATIVA DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DA EEM PLÁCIDO ADERALDO CASTELO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CARIRIAÇU-CE, NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI CEARENSE. ESSA PROPOSTA DE ATIVIDADE VÊM SENDO DESENVOLVIDA DESDE 2015 NA REFERIDA CIDADE, VERIFICA-SE NOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS, DESTACANDO A RELAÇÃO SUJEITO E CULTURA E A PRÁTICA DA METODOLOGIA DA OBSERVAÇÃO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO NESSA RELAÇÃO ENSINO/APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.