ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DEBATER SOBRE AS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O NA MEDIA??O DOCENTE E NAS PR?TICAS PEDAG?GICAS NO ENSINO DE CI?NCIAS. MOVIDO PELO QUESTIONAMENTO ?DE QUE MODO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM COLABORAR NAS PR?TICAS DOCENTES NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE CI?NCIAS??, ESTE ESTUDO SE APOIAR? NOS PRECEITOS DA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E SEGUIR? UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO EM VISTA QUE TAL ABORDAGEM ? A MAIS APROPRIADA PARA INVESTIGAR O QUESTIONAMENTO PROPOSTO E ABORDAR SOBRE O OBJETO DE INVESTIGA??O DO PONTO DE VISTA EPISTEMOL?GICO E SUBJETIVO. SABE-SE QUE A CHEGADA E PERMAN?NCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC) EM TODOS OS SETORES SOCIAIS ? UMA REALIDADE NOT?RIA. COM ISSO, A NECESSIDADE DO SEU USO TEM SE CARACTERIZADO CADA VEZ MAIS PRESENTE NA VIDA DAS PESSOAS E N?O ? DIFERENTE NO ?MBITO ESCOLAR, SOBRETUDO, NO ENSINO DE CI?NCIAS, ?REA QUE EXIGE UM CERTO GRAU DE ABSTRA??O PARA A COMPREENS?O DOS CONTE?DOS CIENT?FICOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO DEMOSTRAM QUE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PODE RESULTAR EM RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO ENSINO, NO ENTANTO, TAL USO DEVE ESTAR ACRESCIDO DE MUDAN?AS METODOL?GICAS E DE OBJETIVOS DIRECIONADOS PARA QUE SE EFETIVE A INSER??O APROPRIADA DESTES APARATOS NO ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE, A PROMO??O DE UMA PR?TICA INOVADORA.