NO ATUAL CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, O PROFESSOR QUE INSISTE EM TRABALHAR SOMENTE NA PERSPECTIVA DE UMA ABORDAGEM TRADICIONAL ESTÁ SUJEITO A RISCOS QUE O DIRECIONE AO FRACASSO ESCOLAR. COM ISSO, TIVEMOS COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR AS ESCOLAS EM RELAÇÃO AS SUAS AÇÕES DIDÁTICAS/PEDAGÓGICAS E SE AS METODOLOGIAS ADOTADAS FAVORECEM A AUTONOMIA DOS EDUCANDOS. PARA SE CHEGAR AOS OBJETIVOS TRAÇADOS NO INÍCIO DA PESQUISA E EXECUTAR A VERACIDADE E PROCEDÊNCIAS DAS INDAGAÇÕES A RESPEITO DE COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, FUNCIONAM EM SEUS ASPECTOS ABRANGENTES, FOI REALIZADO UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES, ONDE ERA OBSERVADO O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES COM RELAÇÃO A SUA PARTICIPAÇÃO NA AULA. ASSIM, A SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES FOI DIVIDIDA EM DUAS ETAPAS, UMA PRIMEIRA COM OS MÉTODOS MAIS TRADICIONAIS UTILIZADOS NORMALMENTE, E UMA SEGUNDA SE UTILIZANDO DE UMA METODOLOGIA ABORDANDO UMA ESTRATÉGIA QUE EXPLORASSE OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DA TURMA E SUA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO. PORTANTO, NOTAMOS QUE ESSE ESTUDO PODE ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS, QUE NO CASO É MOSTRA A IMPORTÂNCIAS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E PODEMOS DIZER QUE METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NOS ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SE MOSTROU BASTANTE EFICIENTE NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA. ALÉM DISSO, AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO REFERIDO TRABALHO, SERVIRAM DE BASE PARA MOSTRAR QUE METODOLOGIAS ATIVAS QUANDO TRABALHADAS DE FORMA ORGANIZADA E PLANEJADA, PODE DESPERTAR NOS ESTUDANTES, COMPORTAMENTOS MAIS AUTÔNOMOS E ASSIM FORMAR PESSOAS CADA VEZ MAIS PROATIVOS E CAPACITADOS.