ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR SOBRE A OS SABERES TRADICIONAIS QUILOMBOLA EM INTERFACE COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DA NECESSIDADE DE ARTICULAR ÀS QUESTÕES ÉTNICO- RACIAIS E AOS SABERES DO QUILOMBO. TRATA-SE DE ARTIGO DE REFLEXÃO APORTADO NUMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL ONDE ENFATIZA O FAZER PEDAGÓGICO, A PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA ÉTNICO -RACIAL. REALIZOU-SE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO ÀS TEMÁTICAS E ESTABELECEU-SE UM DIÁLOGO COM GOMES (2011) E SILVA (2015) ACERCA DAS RELAÇÕES ÉTNICO -RACIAIS; IBERNÒN (2016) SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES COMO TAMBÉM TARDIF (2018) E SAVIANI (1944) TECENDO UM DIÁLOGO ACERCA DOS SABERES PROFISSIONAIS. ACREDITAMOS QUE UM TRABALHO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES SE FAZ NECESSÁRIO E CONTRIBUI DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES, COMO TAMBÉM PARA A CONSTRUÇÃO DO PERTENCIMENTO IDENTITÁRIO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA.