O presente estudo tem como objetivo refletir a importância da inserção de novas metodologias no ensino da disciplina de biologia, dando uma ênfase maior as atividades lúdicas como ferramentas que facilitam o aprendizado e a contextualização como forma de aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro em uma turma de 1° ano do ensino médio. O tema trabalhado foi Componentes da Vida: água, carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas. As perguntas do jogo foram elaboradas com base nas observações realizadas nas aulas de biologia. As questões apontavam para a importância de uma alimentação adequada e as consequências de não tê-la. A partir dos resultados foi possível perceber a necessidade de promover a inovação nas práticas educacionais voltadas para o ensino de biologia. É perceptível o maior interesse do aluno em participar de atividades que lhes permitam aprender de forma dinâmica e despretensiosa, além de ser possível observar o quanto o mesmo tem a contribuir com seu conhecimento prévio e o quanto isso lhes permite fazer associações facilitando assim sua compreensão.