Segundo Vasconcelos (2010), a avaliação escolar atualmente se detém apenas na apreciação qualitativa, mais especificamente à sua função de controle; entretanto, para que o educador se liberte deste modelo avaliativo tradicional faz-se necessário que o mesmo reveja sua metodologia e sua prática docente, desenvolvendo novas estratégias avaliativas, no sentido de desenvolver um trabalho conjunto entre professor e aluno. Deste modo, a avaliação acompanharia passo a passo o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem como principal objetivo investigar a produção científica sobre avaliação escolar no ensino de ciências e biologia publicada nas atas das quatro primeiras edições, abrangendo o período de 2005 a 2012, do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). O ENEBIO configura-se atualmente como o principal encontro acadêmico da área de Ensino de Ciências e Biologia no país, consistindo em um espaço de troca de experiências e saberes entre professores e pesquisadores que atuam em todos os níveis da educação. Na presente investigação foi possível verificar que no total de 1250 trabalhos, somente 18, cerca de 1,5% dos artigos abordava a temática avaliação, de forma geral, e apenas 5 artigos trataram exclusivamente da ‘Avaliação Escolar no Ensino de Ciências e Biologia’, representando cerca de 0,5% do total. Ao longo das edições investigadas, podemos perceber o decréscimo na apresentação de trabalhos referentes a esta temática mesmo com um aumento no número total de trabalhos apresentados. Dessa maneira é perceptível a necessidade do incremento quantitativo de trabalhos acerca do tema, de modo a continuar com os esforços para melhor compreender os fatores que influenciam nessa imprescindível etapa do processo de ensino-aprendizagem.