UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS DE QUIMICA DA EJA
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76904 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 1917 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS DE QUIMICA DA EJA" "resumo" => "O ENSINO DE QU?MICA NAS ESCOLAS ? ADOTADO COM PR?TICAS RELACIONADAS ? ABORDAGEM TRADICIONAL, MUITAS VEZES QUANTIFICANDO O ESTUDANTE. ISSO ? UMA REALIDADE QUE CONTRIBUI PARA QUE OS ESTUDANTES TENHAM UMA PERCEP??O DE QUE A QU?MICA ? ENTEDIANTE. ISTO ? AINDA MAIS AGRAVANTE NO ENSINO DA EJA, POIS ESTE P?BLICO TEM ESPECIFICIDADES A SEREM CONSIDERADAS, COMO O TRABALHO E SUSTENTO DOS FAMILIARES. ASSIM, OS PROFESSORES DEVEM TRABALHAR COM METODOLOGIAS QUE ATRAIAM MAIS A ATEN??O E PARTICIPA??O NAS AULAS POSSIBILITANDO UM MELHOR ESTENDIMENTO DESTES NA DISCIPLINA. POSTO ISSO, PODE-SE AFIRMAR QUE OS RECURSOS D?D?TICOS SERVEM COMO FERRAMENTAS PARA PREPARAR E EXECUTAR AULAS QUE BUSQUEM DESPERTAR O INTERESSE NOS ESTUDANTES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PERANTE O EXPOSTO, TEM-SE COMO OBJETIVO APONTAR O JOGO KAHOOT COMO UM RECURSO DID?TICO PARA AULAS DE QU?MICA MAIS DIN?MICAS NA EJA. O PRESENTE TRABALHO SE CONFIGURA COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO INTERVEN??O. PARA TANTO, OBSERVOU-SE E REALIZOU-SE INTERVEN??O DE AULAS DE UMA TURMA DE EJA DE UMA ESCOLA DE REFER?NCIA EM ENSINO M?DIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. A AN?LISE FOI FEITA DE ACORDO COM AS CATEGORIAS DOS RECURSOS DID?TICOS PROMOTORES DA ARGUMENTA??O E APRENDIZAGEM EM QU?MICA. PERCEBEU-SE QUE COM A INTRODU??O DO JOGO OS ESTUDANTES SENTIRAM-SE MAIS INSTIGADOS/ATRAIDOS PARA PARTICIPAREM DA AULA. O JOGO KAHOOT ? UMA FERRAMENTA QUE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QU?MICA, POIS DEIXAM AS AULAS DIN?MICAS E PODEM MOSTRAR AOS ESTUDANTES A APLICABILIDADE DO ASSUNTO NO COTIDIANO FAZENDO COM QUE OS CONCEITOS QU?MICOS SE TORNEM MENOS ABSTRATOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, KAHOOT, RECURSOS DIDÁTICOS., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1917_28092021011447.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLÁUDIO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIO" "autor_email" => "claudiojoseclaudio4s@gmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76904 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 1917 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS DE QUIMICA DA EJA" "resumo" => "O ENSINO DE QU?MICA NAS ESCOLAS ? ADOTADO COM PR?TICAS RELACIONADAS ? ABORDAGEM TRADICIONAL, MUITAS VEZES QUANTIFICANDO O ESTUDANTE. ISSO ? UMA REALIDADE QUE CONTRIBUI PARA QUE OS ESTUDANTES TENHAM UMA PERCEP??O DE QUE A QU?MICA ? ENTEDIANTE. ISTO ? AINDA MAIS AGRAVANTE NO ENSINO DA EJA, POIS ESTE P?BLICO TEM ESPECIFICIDADES A SEREM CONSIDERADAS, COMO O TRABALHO E SUSTENTO DOS FAMILIARES. ASSIM, OS PROFESSORES DEVEM TRABALHAR COM METODOLOGIAS QUE ATRAIAM MAIS A ATEN??O E PARTICIPA??O NAS AULAS POSSIBILITANDO UM MELHOR ESTENDIMENTO DESTES NA DISCIPLINA. POSTO ISSO, PODE-SE AFIRMAR QUE OS RECURSOS D?D?TICOS SERVEM COMO FERRAMENTAS PARA PREPARAR E EXECUTAR AULAS QUE BUSQUEM DESPERTAR O INTERESSE NOS ESTUDANTES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PERANTE O EXPOSTO, TEM-SE COMO OBJETIVO APONTAR O JOGO KAHOOT COMO UM RECURSO DID?TICO PARA AULAS DE QU?MICA MAIS DIN?MICAS NA EJA. O PRESENTE TRABALHO SE CONFIGURA COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO INTERVEN??O. PARA TANTO, OBSERVOU-SE E REALIZOU-SE INTERVEN??O DE AULAS DE UMA TURMA DE EJA DE UMA ESCOLA DE REFER?NCIA EM ENSINO M?DIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. A AN?LISE FOI FEITA DE ACORDO COM AS CATEGORIAS DOS RECURSOS DID?TICOS PROMOTORES DA ARGUMENTA??O E APRENDIZAGEM EM QU?MICA. PERCEBEU-SE QUE COM A INTRODU??O DO JOGO OS ESTUDANTES SENTIRAM-SE MAIS INSTIGADOS/ATRAIDOS PARA PARTICIPAREM DA AULA. O JOGO KAHOOT ? UMA FERRAMENTA QUE PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QU?MICA, POIS DEIXAM AS AULAS DIN?MICAS E PODEM MOSTRAR AOS ESTUDANTES A APLICABILIDADE DO ASSUNTO NO COTIDIANO FAZENDO COM QUE OS CONCEITOS QU?MICOS SE TORNEM MENOS ABSTRATOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, KAHOOT, RECURSOS DIDÁTICOS., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1917_28092021011447.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLÁUDIO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIO" "autor_email" => "claudiojoseclaudio4s@gmai" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - IFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }