A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DE APLICATIVOS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD EM TECNOLOGIA MÓVEL PARA A ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. CONSIDERANDO OS APLICATIVOS (APPS) COMO UMA PROPOSTA DE DISCUSSÃO OPORTUNIZADA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL, CUJAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDIC) NORTEIAM OS CURRÍCULOS E AS DISCIPLINAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, E REPRESENTAM UMA FERRAMENTA NO AUXÍLIO DA PRÁTICA DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE NÃO SE LIMITAM, EXCLUSIVAMENTE, AO USO DO EQUIPAMENTO. MAIS RECENTEMENTE, OBSERVA-SE O INTERESSE NO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA AS DIVERSAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS, NO QUAL VEM SENDO UTILIZADOS COMO UM APORTE EM SALA DE AULA. A COLETA DOS DADOS OCORREU MEDIANTE A CAPTAÇÃO DE APPS EM SMARTPHONE COM SUA POSTERIOR ANÁLISE, REGISTRO E INTERPRETAÇÃO. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UM BAIXO NÚMERO DE APLICATIVOS NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, SENDO EM SUA MAIORIA DIRECIONADOS ÀS ÁREAS DA ANATOMIA, ECOLOGIA E BIOQUÍMICA COM PRODUÇÃO, APENAS, DE E-BOOKS. ACREDITAMOS QUE SEJA NECESSÁRIO A AMPLIAÇÃO DE OUTRAS FORMAS DE APPS, BUSCANDO PROPOSTAS COMO GLOSSÁRIOS, QUIZ, PALAVRA-CRUZADAS PARA CITAR ALGUNS, ENVOLVENDO TAMBÉM, OUTRAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PROPONDO DINÂMICAS E INTERAÇÕES QUE PODEM COLABORAR COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ENVOLVENDO PROFESSORES E ESTUDANTES.