A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA SE CONSTITUI NO ATO DE ANALISAR E INTERPRETAR AS DIVERSAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO DE MANEIRA CRÍTICA E REFLEXIVA, MOBILIZANDO OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS APRENDIDOS EM SALA DE AULA. ASSIM, A ARGUMENTAÇÃO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, JÁ QUE PARA SE CONSTRUIR ARGUMENTOS É PRECISO MOBILIZAR CONHECIMENTOS APRENDIDOS E SE COLOCAR DE FORMA CRÍTICA DIANTE DE UMA SITUAÇÃO. COM ISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR COMO UM DESENHO DA SÉRIE “OS SIMPSONS” POSSIBILITA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE DE ARGUMENTAÇÃO. PARA ISSO, FOI SOLICITADO AOS ALUNOS QUE ASSISTISSEM À EXIBIÇÃO DE UM EPISÓDIO DA SÉRIE, E POSTERIORMENTE A EXIBIÇÃO FOI REALIZADA UMA DISCUSSÃO ARGUMENTATIVA. DURANTE A DISCUSSÃO FOI PERCEPTÍVEL QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM RELACIONAR OS CONCEITOS APRENDIDOS COM AS SITUAÇÕES APRESENTADAS NO DESENHO ANIMADO, ANALISANDO DIVERSAS CENAS DE FORMA CRÍTICA. DESSA MANEIRA, O DESENHO POSSIBILITOU UMA SITUAÇÃO EM QUE OS ALUNOS PUDERAM DESENVOLVER A ARGUMENTAÇÃO E PROMOVEU A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.