Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O CORDEL COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ORGÂNICA

Palavra-chaves: CORDEL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77132
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 1581
    "titulo" => "O CORDEL COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PROPOSTA DO USO DO CORDEL COMO UM FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QU?MICA ORG?NICA, DESENVOLVIDA A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID). O USO DE CORD?IS PODE SER UMA BOA OPORTUNIDADE DO ALUNO TER UM CONTATO COM A EXPERI?NCIA CULTURAL E TODA A RIQUEZA QUE VAI AL?M DA LITERATURA, ONDE AO MESMO TEMPO POSSA MELHORAR SEU CONTATO E AFINIDADE COM A QU?MICA POR MEIO DA DID?TICA DO CORDEL, UMA PR?TICA CULTURAL LOCAL DO NORDESTE, TRAZENDO A QU?MICA MAIS PR?XIMA DO DIA-A-DIA DOS ALUNOS. A PROPOSTA FOI APRESENTADA AOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO  E OS MESMOS REALIZARAM A PRODU??O DE CORD?IS COM A TEM?TICA ?PLANTAS REGIONAIS?. DE ACORDO COM OS RESULTADOS, ESTIMA-SE QUE SEJA INCENTIVADO A BUSCA CONTINUA DE FERRAMENTAS QUE INOVE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS, MUITAS VEZES ATRELADA AO ENSINO TRADICIONAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "CORDEL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID1581_23092021104546.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ CARLOS O SANTOS"
    "autor_email" => "zecarlosufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77132
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 1581
    "titulo" => "O CORDEL COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA ORGÂNICA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PROPOSTA DO USO DO CORDEL COMO UM FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QU?MICA ORG?NICA, DESENVOLVIDA A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID). O USO DE CORD?IS PODE SER UMA BOA OPORTUNIDADE DO ALUNO TER UM CONTATO COM A EXPERI?NCIA CULTURAL E TODA A RIQUEZA QUE VAI AL?M DA LITERATURA, ONDE AO MESMO TEMPO POSSA MELHORAR SEU CONTATO E AFINIDADE COM A QU?MICA POR MEIO DA DID?TICA DO CORDEL, UMA PR?TICA CULTURAL LOCAL DO NORDESTE, TRAZENDO A QU?MICA MAIS PR?XIMA DO DIA-A-DIA DOS ALUNOS. A PROPOSTA FOI APRESENTADA AOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO  E OS MESMOS REALIZARAM A PRODU??O DE CORD?IS COM A TEM?TICA ?PLANTAS REGIONAIS?. DE ACORDO COM OS RESULTADOS, ESTIMA-SE QUE SEJA INCENTIVADO A BUSCA CONTINUA DE FERRAMENTAS QUE INOVE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS, MUITAS VEZES ATRELADA AO ENSINO TRADICIONAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "CORDEL, INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID1581_23092021104546.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS OLIVEIRA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ CARLOS O SANTOS"
    "autor_email" => "zecarlosufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PROPOSTA DO USO DO CORDEL COMO UM FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QU?MICA ORG?NICA, DESENVOLVIDA A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID). O USO DE CORD?IS PODE SER UMA BOA OPORTUNIDADE DO ALUNO TER UM CONTATO COM A EXPERI?NCIA CULTURAL E TODA A RIQUEZA QUE VAI AL?M DA LITERATURA, ONDE AO MESMO TEMPO POSSA MELHORAR SEU CONTATO E AFINIDADE COM A QU?MICA POR MEIO DA DID?TICA DO CORDEL, UMA PR?TICA CULTURAL LOCAL DO NORDESTE, TRAZENDO A QU?MICA MAIS PR?XIMA DO DIA-A-DIA DOS ALUNOS. A PROPOSTA FOI APRESENTADA AOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO E OS MESMOS REALIZARAM A PRODU??O DE CORD?IS COM A TEM?TICA ?PLANTAS REGIONAIS?. DE ACORDO COM OS RESULTADOS, ESTIMA-SE QUE SEJA INCENTIVADO A BUSCA CONTINUA DE FERRAMENTAS QUE INOVE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS, MUITAS VEZES ATRELADA AO ENSINO TRADICIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.