A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PROPOSTA DO USO DO CORDEL COMO UM FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM QU?MICA ORG?NICA, DESENVOLVIDA A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA (PIBID). O USO DE CORD?IS PODE SER UMA BOA OPORTUNIDADE DO ALUNO TER UM CONTATO COM A EXPERI?NCIA CULTURAL E TODA A RIQUEZA QUE VAI AL?M DA LITERATURA, ONDE AO MESMO TEMPO POSSA MELHORAR SEU CONTATO E AFINIDADE COM A QU?MICA POR MEIO DA DID?TICA DO CORDEL, UMA PR?TICA CULTURAL LOCAL DO NORDESTE, TRAZENDO A QU?MICA MAIS PR?XIMA DO DIA-A-DIA DOS ALUNOS. A PROPOSTA FOI APRESENTADA AOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E M?DIO E OS MESMOS REALIZARAM A PRODU??O DE CORD?IS COM A TEM?TICA ?PLANTAS REGIONAIS?. DE ACORDO COM OS RESULTADOS, ESTIMA-SE QUE SEJA INCENTIVADO A BUSCA CONTINUA DE FERRAMENTAS QUE INOVE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS, MUITAS VEZES ATRELADA AO ENSINO TRADICIONAL.