A partir da premissa de que atualmente na terceira idade o idoso é capaz de ter uma qualidade de vida bem melhor de que há décadas atrás, através de escolhas saudáveis que vão desde a alimentação ao lazer, perpassando pelo intelecto e a busca de novos conhecimentos, é que surge o interesse em analisar o processo de alfabetização daqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no passado por diversos fatores, destaque maior para o trabalho e a necessidade do sustento familiar, como um instrumento de inclusão social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de campo, com a metodologia da história oral na qual escutamos as vozes de idosos que frequentam os cursos no Centro de Idosos Flor da Idade na cidade de Apodi/RN. Bem como, utilizamos como uma das ferramentas metodológicas um questionário, com a finalidade de colher dados e informações da vida dos idosos, buscando conhecer suas perspectivas, anseios e desejos. Aplicamos também essa metodologia à coordenadora da Instituição, com o intuito de conhecer a estrutura física, as atividades e as dificuldades enfrentadas pelo Centro de Idosos Flor da idade. Como base de aprofundamentos está às literaturas estudadas em sala de aula e a vivência dos idosos. Outros objetivos do mesmo foi conhecer como se dava a alfabetização dos idosos em décadas passadas e seu contexto social, salientando aspectos sociais, políticos e econômico; Os resultados apontam que o retorno aos bancos escolares além da apropriação da leitura e escrita, proporciona o aumento da autoestima, a sua autonomia, como sujeitos que atuam e contribuem para uma sociedade melhor.