Apresentaremos aqui neste estudo o trabalho desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Curso de Pedagogia do Campus de Parnaíba/PI que possibilitam para o licenciando em formação um processo contínuo de ação - reflexão de suas práticas docentes juntamente com o professor supervisor e o coordenador de área como também elementos participes dessa construção desse trabalho critico reflexivo, que abarca saberes de um docente já formado e de um futuro educador que está criando sua identidade profissional. Esse estudo tem características que podem ser associadas a uma pesquisa participante, haja vista ser os bolsistas investigadores da contribuição que esse programa oferece ao seu processo de formação, embasamos nossa temática com teóricos como CERVI (2007), SEVERINO (2008) e outros. O PIBID é um programa de âmbito do governo federal que fomenta a formação inicial docente do licenciando de instituições federais e a melhoria da qualidade da educação básica por meio das práticas desenvolvidas pelos bolsistas do programa nas escolas conveniadas. A formação docente universitária hoje percorre vários caminhos de pesquisa, mais todos chegam ao mesmo lugar, daquele em que tentam esclarecer as necessidades em cultivar um currículo que seja adequado as exigências educacionais que o futuro educador necessita ao almejar a carreira docente. É importante que o educador opte em sua prática pela pesquisa como algo fundamental para a sua formação. E o PIBID é este espaço de debate, pesquisa e formação de conhecimento para a vida toda