O presente artigo é resultado de um exercício pedagógico em salas de aula na cidade de Campina Grande. Teve como motivação desmistificar um tabu de resistência no tocante à sexualidade ainda existente no âmbito educacional, problema este que afeta diretamente os alunos, uma vez que compreendemos que a escola possui um papel de fundamental importância na construção pessoal e social do indivíduo em meio a sociedade que encontra-se inserido, fazendo com que estes possam tornar-se seres sociais críticos e instruídos, que buscam informações para a sua vida. Iniciamos a discussão deste através dos conceitos de gênero e de sexualidade, posteriormente realizamos uma breve relação entre ambos com a área educação. Sabemos que a escola possui um caráter preponderante na construção sócio- cultural do educando, pois é nela que o indivíduo se depara com suas primeiras curiosidades com as disputas de gênero e assim passam a perceber a diversidade cultural, ética e religiosa existente em nossa sociedade. Nesta perspectiva o educador fica incumbido de desenvolver estratégias de ensino que torne a aula atrativa, informativa e dinâmica, sem que a temática seja infantilizada ou vulgarizada pelos educandos. Para a realização deste artigo, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica na qual vislumbramos a necessidade de proporcionarmos esclarecimentos aos discentes, acerca da sexualidade e do gênero, na descoberta de novos horizontes demostrando assim que se faz necessário estudos mais aprofundados destas temáticas no âmbito educacional, não permitindo assim que a mídia e as redes sociais sejam a base principal dos recursos procurados pelos indivíduos na busca pela formação de seus conhecimento.