Tendo como enfoque temático a pessoa idosa em processo de escolarização, o presente trabalho visa abordar discussões acerca da formação continuada de professores que atuam na educação de jovens e adultos. Tais discussões, oriundas de vivências no Projeto de Extensão Formação Continuada de Professores para Inclusão Escolar de Idosos, coordenado pela Professora Tânia Lúcia Amorim Colella, e que tem o objetivo de qualificar educadores para oferecer educação de qualidade com vista à sustentabilidade social, calcada em práticas estimulantes e prazerosas ao idoso em processo de aprendizagem. Esse estudo tem relevância social por oferecer possibilidades de minimizar um problema social que tende a se agravar caso não seja cuidado. Sinalizamos ainda, a importância acadêmica por gerar aprendizagens, e cientifica por produzir novos conhecimentos em uma área carente de produções. Trata-se de uma pesquisa, do ponto de vista dos objetivos, exploratória, por proporcionar aproximação do tema, em que dados indicaram caminhos investigativos para estudos futuros. Do ponto de vista das técnicas utilizadas é um estudo bibliográfico e estudo de caso. A análise da experiência mostrou que a formação adequada de professores atuantes na EJA é de extrema importância para que a aprendizagem na vida do jovem/adulto/idoso aconteça de forma significativa e com eficácia. E assim possamos efetivar a inclusão como concretização dos direitos garantidos pela legislação e pelo Estatuto do idoso, conscientizando a sociedade de que existe uma potencialidade a ser desenvolvida nos idosos. Consideramos que mais estudos voltados às necessidades educativas no envelhecimento devem ser desenvolvidos, visto que, quando tais necessidades são atendidas adequadamente possibilitam ao idoso apresentar comportamentos positivos sob o aspecto emocional e social.