O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR, implantado através do decreto 6.755 de 2009, pela Capes em parceria com as secretarias de educação e universidades públicas, tem como objetivo qualificar profissionais da educação que já atuam. Como resultado do conjunto de reformas na educação que vem ocorrendo desde a década de 1990, essa política se insere em um momento de críticas e busca de soluções para diversos problemas sociais. Neste sentido este estudo discute as intenções de tal política de formação, bem como as motivações dos professores para participar de tal formação. Para coleta de dados, utilizou-se de pesquisa documental, e pesquisa de campo, com aplicação de 40 questionários aos estudantes do referido programa. Como referenciais teóricos embasou-se em Lage & Souza (2010), Lima (2011), dentre outros e em leis e resoluções que abordam essa política. A partir da análise dos dados, constatou-se que o PARFOR vem conseguindo a adesão dos docentes e que as motivações desses são variadas, prevalecendo nas respostas a oportunidade de formação dada pela política e a perspectiva por qualificar-se, seja para manter-se atualizados na profissão, ou em busca da formação adequada com sua área de atuação, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB 9.394/96.